close
A Galeria Municipal do Porto, situada nos Jardins do Palácio de Cristal, foi projetada pelo arquiteto José Manuel Soares e inaugurada em 2001.
Apresenta um programa regular de exposições e eventos dedicados à arte contemporânea, desenvolvendo projetos também nos domínios do design e da arquitetura.
Com um programa de exposições comissariadas pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, em articulação com curadores nacionais e internacionais e em coorganização com instituições culturais portuguesas e estrangeiras, a Galeria Municipal propõe uma reflexão sobre as tendências plásticas e discursivas da produção artística contemporânea estimulando o debate sobre as artes.
A Galeria Municipal do Porto é um espaço com entrada livre e conta com a Fundação EDP como mecenas principal.
Os projetos expositivos da Galeria Municipal do Porto são comissariados pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto

Equipa

Presidente e Responsável pela Cultura
Rui Moreira

Direção Artística
Guilherme Blanc

Direção Executiva
Sílvia Fernandes

Coordenação de Produção
Patrícia Vaz

Assistência de Curadoria
Rita Roque

Coordenação Editorial

Lídia Queirós, Sofia Lemos
 
Serviço Educativo
Graça Lacerda, Rita Roque

Montagem
Isidro Caldeira, Joaquim Tavares, Octávio Vieira, Paulo Coelho, Paulo Vieira

Técnicos Som e Imagem
Arlindo Santos, Guilherme Dantas, Luís Neves, Telmo Vasco Teixeira
 
Apoio à produção
Joana Simons, Joaquim Aguiar, Maria dos Anjos Cerdeira, Sandra Paulinha
 
Direção Municipal de Cultura e Ciência
 
Diretora Municipal
Mónica Guerreiro
 
Diretora de Departamento
Sofia Alves
 
Serviços administrativos
Eduarda Paiva, Nina Machado

  • mecenas:

  • organização:

  • Fundação Edp
  • Porto.
close
Rua D. Manuel II
(Jardins do Palácio de Cristal)
4050-346 Porto
 
+351 226 081 063
galeriamunicipal@cm-porto.pt
fb.me/galeriamunicipaldoporto

Terça - Sábado
10h00-18h00

Domingo
14h00-18h00
 
Encerrado à segunda-feira e feriados
Entrada livre

16.03 — 20.05.2018

GERMINAL
O núcleo Cabrita Reis na Coleção de Arte Fundação EDP

Na sequência da aquisição da Coleção Cabrita Reis pela Fundação EDP em 2015, a Galeria Municipal do Porto, em colaboração com o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT), apresenta agora a maior exposição alguma vez realizada a partir deste espólio. Germinal debruçar‑se‑á sobre um vasto e significativo conjunto de obras, adquiridas pelo artista ao longo dos últimos quase trinta anos, com especial incidência sobre os momentos iniciais ou originários das carreiras de artistas nacionais cujos percursos têm vindo a afirmar‑se ao longo do tempo. Com uma ampla e sólida representação da chamada ‘geração de 90’ e, também, com a presença de artistas de gerações anteriores e posteriores, pretende‑se trazer a público um conjunto de obras marcantes, revelando o olhar de um colecionador atento e amplamente vinculado ao apoio a artistas e às práticas experimentais, sinónimo de cosmopolitismo, vanguarda e compromisso com o futuro.


Coorganização:
MAAT

Curadoria:
Pedro Gadanho
Ana Anacleto 

Artistas: Ana Pinto, António Olaio, Carlos Bunga, Carlos Roque, Francisco Queirós, Francisco Tropa, Gil Heitor Cortesão, Hugo Canoilas, Joana Vasconcelos, João Ferro Martins, João Louro, João Paulo Feliciano, João Pedro Vale, João Tabarra, Jorge Queiroz, José Loureiro, Luís Nobre, Noé Sendas, Nuno Cera, Paula Soares, Paulo Brighenti, Paulo Mendes, Pedro Cabral Santo, Pedro Gomes, Rodrigo Oliveira, Rosa Carvalho, Rui Calçada Bastos, Rui Moreira, Rui Toscano, Rui Valério, Sílvia Hestnes Ferreira, Vasco Araújo, Vasco Costa


Fotografia:
Ricardo Castelo / Fundação EDP