Programas Públicos
Encontros à Superfície
Encontros à Superfície é um formato de exposição duracional na fachada da Galeria Municipal do Porto. Entre abril e dezembro, a sua fachada transforma-se num espaço de exposição, acolhendo quatro obras de arte, permanentemente acessíveis aos visitantes dos Jardins do Palácio de Cristal.

O projeto resulta da colaboração entre as artistas Anna Zvyagintseva, Catherina Lisovenko, Alevtina Kakhidze, a dupla 12345678910 Studio (Yevhenii Obraztsov e Anastasiia Omelych) e a artista e designer Irina Pereira. Através de cada obra, os Encontros à Superfície tornam-se uma zona de troca, um espaço comum, produzindo uma peça complementar entre as duas realidades.
galeria

Setembro-Outubro

12345678910 Studio

12345678910 Studio é um duo de jovens artistas composto por Anastasiia Omelych e Yevhenii Obraztsov, que vivem e trabalham em Kiev, Ucrânia.
A sua prática está enraizada na observação das estratégias de controlo e privatização do espaço público pelas autoridades governamentais, de modo a imaginar possíveis formas de contestação em colaboração com a sociedade civil. Utilizando mobiliário urbano não convencional, propõem a utilização do espaço público como uma rede social de cuidados e transformações provocadas pelo seu uso.
Encontros à Superfície
 
 
Sem título (2022)
12345678910 Studio 
galeria

Julho-Agosto

Catherina Lisovenko

Catherina Lisovenko é uma artista de Kiev, Ucrânia, cidade onde vive e trabalha. A sua linguagem artística desenvolveu-se a partir da herança da tradição do realismo socialista, mais tarde transformada numa forma de repensar ativamente o seu contexto. Na sua prática, a artista investiga representações de poder e ideologia, bem como a transição do sistema soviético para o regime contemporâneo. As suas obras incluem com frequência imagens de vítimas, independentemente dos temas abordados, que podem ir do domínio da tradição académica da arte até à representação de formas de violência, opressão religiosa ou assédio. A sua série de trabalhos mais recente responde à agressão aberta da Rússia contra a Ucrânia, abordando formas de resistência, determinação e a procura de justiça.
Encontros à Superfície
 
 
"untitled" (2022)
Catherina Lisovenko 
galeria

Maio-Junho

Anna Zvyagintseva

Anna Zvyagintseva é uma artista da Ucrânia. Na sua prática investiga facetas imperceptíveis e impalpáveis da vida, mostrando a sua fragilidade e documentando momentos intangíveis fugidios. Anna trabalha com temas como o corpo, caminhos, ações inúteis e pequenos gestos. Concentra-se na ideia de potencialidade, fazendo algo sem um propósito claro, para investigar como a hesitação e os erros podem conduzir a encontros e resultados inesperados. A sua obra parte do desenho, cruzando-o com variações transmediais no campo da escultura, instalação, vídeo e pintura.
Encontros à Superfície


"the same hair" (2022)
Anna Zvyagintseva

Assine a nossa newsletter