Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

  • Sábado, 8 de novembro às 16h30

    Sessão Pública: O mesmo erro amanhã – Conversa ping-pong, com Delfim Sardo e June Crespo.

    A Sessão Pública O mesmo erro amanhã – Conversa ping-pong, propõe um encontro e partilha conjunta entre Delfim Sardo e June Crespo, no seguimento da prática desenvolvida nos três dias de curso Colectivos Pláka com o grupo de participantes, centrado em noções de expectativa, erro e fracasso no processo criativo.
    Local: Rua do Sol / CCOP (R. do Duque de Loulé 202, 4000-324 Porto)
     
    Entrada gratuita.
  • Sábado, 15 de novembro, a partir das 17h

    Inauguração: Mariana Caló e Francisco Queimadela

    Ao longo de mais de quinze anos, Mariana Caló e Francisco Queimadela têm explorado o filme e o vídeo, em diálogo com a fotografia, o desenho ou a escultura. Estado de espírito é a mais ampla apresentação do trabalho da dupla, reunindo uma vasta seleção de obras existentes e trabalhos inéditos, que tem como fio condutor a ideia de comunidade, entendida como diálogo entre cultura e natureza. Através de imagens que oscilam entre luz e sombra, como fábulas que retratam o carácter efémero e transitório da vida, entrevêem-se dinâmicas sociais como crenças, hábitos e ritos relacionados com as estações do ano, o trabalho no campo, a família ou a oralidade e a espiritualidade ancestrais. 
     
    Num ambiente imersivo próximo do sonho, que documenta a magia inerente às várias possibilidades vividas e imaginadas do quotidiano, a exposição surge como um palco onde se encenam exercícios de devoção, memória e prazer.
    Piso 0

    Entrada gratuita.
  • Sábado, 15 de novembro, a partir das 17h

    Inauguração: Kiluanji Kia Henda, com Flávio Cardoso, Lilianne Kiame, Raul Jorge Gourgel

    Recursões: uma cartografia de territórios inacabados centra-se no diálogo entre a obra de Kiluanji Kia Henda e três artistas angolanos — Flávio Cardoso, Lilianne Kiame e Raul Jorge
    Gourgel — para refletir sobre as promessas, fracassos e ruínas da modernidade. A exposição é articulada pela ideia de recursão: um processo orgânico de retorno que compreende passado
    e presente, marcado por movimentos recorrentes, inacabados e em constante mutação. Com fortes ligações ao território e à paisagem, as obras desenham ciclos de memória e especulação,
    propondo Angola como um arquivo vivo de imaginação coletiva. 
     
    Através de diferentes linguagens como a fotografia, a pintura, a instalação, o vídeo ou a performance, Recursões propõe um mapa que analisa o impacto atual das heranças coloniais. Superando narrativas históricas fixas, a exposição apresenta-se como uma bússola provisória que localiza um território de contornos instáveis a partir do qual novos horizontes podem emergir.
    Piso 1

    Entrada gratuita.
  • Sábado, 15 de novembro, a partir das 17h

    Inauguração: Elvira Leite

    Com um trabalho de mais de seis décadas, Elvira Leite é, não só, uma figura incontornável na reinvenção do ensino das artes em Portugal, mas também uma artista profícua. Organizada em dois tempos, a exposição Aprender a ensinar, ensinar a aprender com Elvira Leite traz para o contexto institucional, uma mostra de pinturas raramente vistas e uma recriação do atelier da artista. 
     
    O primeiro momento agrupa trabalhos de início de carreira, em diálogo com uma seleção de obras recentes e inéditas entre a figuração e abstração. O segundo momento transforma a galeria num espaço onde “se brinca” com as geometrias, as formas e os desenhos dos seus livros-jogo e onde é possível explorar o seu arquivo, entre cartas, fotografias e objetos. Ao propor um encontro com esta prática híbrida, Aprender a ensinar, ensinar a aprender é um convite para conhecer o universo único desta artista e pedagoga.
    Piso -1

    Entrada gratuita.
  • Junta-te ao coletivo!

    0.0 Sê ping!

    Se tens entre 16 e 22 anos e queres participar nas atividades da Galeria, percorrer os espaços de arte na cidade, ou frequentar workshops orientados por diferentes artistas e pensadores, basta enviares um mail para galeriamunicipal@agoraporto.pt. 
    O coletivo PINGs! aceita candidaturas em permanência.
  • Em contínuo

    Exodus para escolas

    Para participar no Exodus podem inscrever-se todas as turmas interessadas, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
    Todos os percursos são realizados a pé. 
    Local de encontro a definir.
     
    Quinta e sexta, 10-13h e 14-18h. Duração: 120min
  • Visitas-Pavão às Exposições

    Visitas-Pavão às Exposições

    Para participar nas Visitas-Pavão podem inscrever-se todas as turmas interessadas, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
    Quartas, quintas e sextas-feiras, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
     
    Duração: 90 min. 

loading

Assine a nossa newsletter