Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Programas
Abril Febril
Abril Febril é uma homenagem à fervorosa atmosfera de Abril de 1974 e de reflexão sobre o seu significado nos dias de hoje.  
 
Depois de uma primeira edição de celebração dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Galeria Municipal do Porto volta a reunir na Concha Acústica do Palácio de Cristal uma série de projetos musicais em torno de uma causa comum: manter viva a chama da revolução e os ideais que ela representa. 
 
Claiana, Nenny e Prétu compõem o alinhamento deste fim de tarde de celebração da liberdade, do que ainda está por vir e do desejo por uma vida mais plural e inclusiva.

Quinta-feira, 24 de abril, das 18h30 às 21h30

Abril Febril: Claiana

Figura incontornável do imaginário underground, Claiana é o espectáculo personificado numa pessoa. Natural de São Nicolau, Cabo Verde, mas fora de qualquer âmbito de música tradicional, Aguinaldo Conceição cresceu e bebeu de toda a diversidade musical que o Atlântico nos oferece, criando um idioma próprio, com o qual constrói e canta as suas canções.  Com uma impressão digital difícil de replicar, embora facilmente reconhecível pelo seu caráter único, Claiana é um convite à dança, que nunca deixa ninguém indiferente. 
Voz: Aguinaldo Conceição
Baixo: Luis Masquete
Beatbox/percussão: Francisca Sousa

Fotografia: Joana Sousa (@shootsounds)
 

Local: Concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.
 
Entrada gratuita.
 
Classificação etária a atribuir.
 

Quinta-feira, 24 de abril, das 18h30 às 21h30

Abril Febril: Nenny

Marlene Tavares, mais conhecida por Nenny, é rapper, cantora, compositora e um dos nomes maiores de uma nova geração do hip hop nacional. De ascendência cabo-verdiana, cresceu num ambiente musical muito rico em ritmos africanos, no qual começou a escrever canções. Em 2019 editou o seu primeiro single, “Sushi”, ao qual se seguiu “Bússola”, e o seu primeiro EP “AURA”, em 2020. Foi nomeada para os Prémios Play e Globos de Ouro, seguindo-se a participação nos aclamados Tiny Desk e A Colors Show e  NPR Music e a nomeação para os prémios MTV European Music Awards, na categoria de Best Portuguese Act (2022).
Calma, serena e segura, Nenny tem-se revelado uma letrista acutilante, uma compositora perfeccionista e uma comunicadora transbordante de significado, do timbre à expressão corporal. 
 
Local: Concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.
 
Entrada gratuita.
 
Classificação etária a atribuir.
 

Quinta-feira, 24 de abril, das 18h30 às 21h30

Abril Febril: Prétu

Xullaji é rapper, músico, poeta sonoro e visual. Nascido em Lisboa, de origem cabo-verdiana, é sobretudo conhecido pelo seu trabalho político no rap enquanto Chullage, e pela composição e conceção sonora para artistas visuais e teatro. 
Num recente surto “esquizofónico”, Xullaji tornou-se Prétu, um afronauta numa viagem sónica e visual pelo seu cosmos “sampladélico”. O velocímetro deste Objeto Sónico Não Identificado marca BPMs variados. Samples são a ignição. Poliritmos acústicos e eletrónicos aceleram partículas e os sintetizadores, misturados com delays, reverbs e distorções, abrem fendas entre géneros  e criam portais que atravessam dimensões.  Não existe gravidade. Quem precisa de chão não embarca. Fragmentos de electrónica, dub, morna, batuku ou cola boi chocam, colapsam, e da poeira estelar, e da chuva cósmica, nasce a música.
Fotografia: Artur Monteiro


Local: Concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal.
 
Entrada gratuita.
 
Classificação etária a atribuir.

Assine a nossa newsletter