Fogo Fátuo Outubro 2025
Fogo Fátuo é um evento dedicado à arte em movimento, um espaço de encontro entre diferentes linguagens, geografias e tradições. Em cada edição, Fogo Fátuo oferece um programa dinâmico que abarca performances acústicas intimistas e experiências audiovisuais imersivas, mostrando a amplitude e a riqueza das práticas artísticas performativas e sonoras.
Nesta nova edição, Fogo Fátuo centra-se inteiramente na obra de Alex Baczyński-Jenkins, propondo, ao longo de dois dias, uma imersão no universo deste artista e coreógrafo.
Este programa é promovido pela Galeria Municipal do Porto em parceria com o Teatro Municipal do Porto, onde Alex Baczyński-Jenkins vai apresentar duas outras coreografias.
A Galeria Municipal do Porto apresenta Unending love, or love dies, on repeat like it’s endless, uma reflexão coreográfica sobre o desejo, a fragmentação, o amor (como comunalidade), a perda e o tempo. A peça manifesta formas relacionais de estar com e para o outro. Until a thousand roses bloom (with Warsaw in the background) assume a carga do erotismo, do desejo queer e do prazer que podem evocar situações alternadas entre amigos, amantes, desconhecidos.
No Teatro Rivoli, o programa apresenta Untitled (Holding Horizon), uma performance com percepções mutáveis entre a memória de uma rave, um encontro fantasmagórico, uma congregação militante e um imaginário pastoral. Malign Junction (Goodbye, Berlin), uma peça dedicada ao tema da finitude, que navega pela captura, pelo movimento face ao poder e por uma promessa quebrada.

Fogo Fátuo
GET TO KNOW: Alex Baczyński-Jenkins

Fogo Fátuo | Sábado, 25 de outubro 16:00—18:00
Alex Baczyński-Jenkins: Unending love, or love dies, on repeat like it’s endless

Fogo Fátuo | Domingo, 26 de outubro 16:00—19:00
Alex Baczyński-Jenkins: Until a thousand roses bloom (with Warsaw in the background)
Until a thousand roses bloom (with Warsaw in the background) envolve-se com o potencial do desejo, do erotismo, da sensualidade e do toque. Uma coreografia composta por gestos de carga erótica que podem evocar situações entre amigos, amantes, desconhecidos. Corpos que se reúnem em relações que nunca se fixam, sempre em devir, impregnadas de um sentido de futuridade queer.
A obra inclui um tecido vermelho ondulante e suspenso, adereço de performances burlescas, que traz à superfície a sensualidade e reflete sobre a efemeridade dos gestos queer.
A repetição da balada homónima de Urzula Sipińska, de 1971 – Until a thousand roses bloom – dobrando-se sobre si própria em laços contínuos, satura o espaço com uma nostalgia não do passado, mas do que ainda permanece possível.
“As flores crescem sempre e em todo o lado, onde quer que possam florescer.”
O cruising é aqui assumido como um modo de atenção próxima às modulações e gestos do desejo, através da repetição e da suspensão temporal. O que se procura neste percurso é o próprio desejo e erotismo.

22, 23 e 24 de outubro
Alex Baczyński-Jenkins @Teatro Municipal do Porto/Rivoli
22.10.2025 – 19h30
3h, 9€
Teatro Municipal do Porto – Rivoli – Palco do Grande Auditório
23.10.2025 – 19h30
24.10.2025 – 19h30
1h30, 9€
Teatro Municipal do Porto – Rivoli – Palco do Grande Auditório