Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

  • Colectivos Pláka - Becoming Assembly

    Colectivos Pláka: Candidaturas abertas para o novo curso

    Entre os dias 9 e 14 de outubro, o programa municipal Colectivos Pláka organiza mais um curso aberto de reflexão sobre a sociedade, cultura e arte contemporânea, que terá lugar no Maus Hábitos, no Porto.
     
    Organizado por Vera Sacchetti, crítica e curadora de design sediada em Basileia (Suíça), “Becoming Assembly: On the Whys and Hows of Design Today” [Assembleia em devir: O como e o porquê do design hoje] tem um custo de participação de 50 euros e as inscrições estão abertas a partir de hoje, 11 de setembro, e até ao dia 25 de setembro.
     
    O curso “Becoming Assembly” será ministrado em inglês e português. Limitado a 30 participantes, as inscrições devem ser efetuadas, através do envio de um e-mail, para plaka@agoraporto.pt, com as seguintes informações: nome, idade, profissão ou ocupação, número de telefone, carta de motivação e CV abreviado (até três mil caracteres, com espaços, em Inglês ou Português). 
    A seleção dos participantes será feita pela organizadora do curso. 
     
    O programa completo do curso pode ser consultado no website da plataforma PLÁKA.
    Imagem: Archipelago: Architectures for the Multiverse, Geneva, 2021. Photo HEAD / Michel Giesbrecht
  • Visita de Estúdio 👁

    Attilio Fiumarella

    Attilio Fiumarella é arquiteto formado na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto. Chegou ao Porto como estudante do programa Erasmus+, vindo de Nápoles e rapidamente se apaixonou pela cidade, pela sua arquitetura e, daí, pela fotografia. 
     
    O que poderia ser uma simples visita de estúdio para se falar de fotografia, na suas vertentes documental, de arquitetura ou de exposições, tornou-se numa conversa que revelou um corpo de trabalho muito amplo, enraizado nos lugares onde foi vivendo, como Milão, Birmingham e Toronto. 
     
    De novo no Porto, no seu atelier estão objetos que o mar devolve à praia, conjugados naquilo que chamamos de escultura, para serem fotografados em estúdio e manipulados analogicamente em negativo e com recurso à cor. @attiliofiumarella desenvolve um percurso disciplinar centrado na fotografia, explorando cada vez mais a imagem na sua vertente mais artística e expandida.
  • Open call

    Galeria Municipal lança convocatória para residência artística em França

    Já abriu o prazo para apresentação de candidaturas à nova residência no Centre de Création Contemporaine Olivier Debré!
     
    Acedam a todas as informações, aqui.
  • Visita de Estúdio 👁

    ter/rajo

    Desde cedo que a música é uma componente presente na vida de ter/rajo. Aos sete anos, iniciou-se nos estudos clássicos, encontrando no bombardino um lugar de conforto. Os trânsitos contextuais – da aldeia para o conservatório e, depois, para a universidade –, transformaram a sua relação com a música; seja do ponto de vista do fazer, como do pensar e do sentir.
     
    Para si, som e música existem como linguagem e ganham novos sentidos e possibilidades através do fazer coletivo, em diálogo com diferentes artistas e disciplinas, como a poesia, a dança ou a performance. Em “Ahora Si”, o seu primeiro trabalho individual editado em K7, pela Crystal Mine, e lançado em maio deste ano, paisagens sonoras conduzem-nos por um percurso denso e eruptivo desde o coração da terra ao ponto mais alto da linha do horizonte. Atualmente, ter/rajo encontra-se em residência na plataforma Atravessa, pesquisando sobre vibração, repetição e ruído em suportes de metal.

loading

Assine a nossa newsletter