Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Exodus 2023
Exodus dá a conhecer o tecido artístico local do Porto, através de visitas guiadas a galerias, espaços de exposição e estúdios de artistas.

Direcionado a turmas do ensino secundário e superior, integra uma sessão de contextualização na escola e um percurso orientado por artistas, críticos de arte, galeristas ou curadores.

galeria

Sábado, 9 de setembro, das 15h00 às 18h00

Percurso Exodus com Paralaxe

O coletivo Paralaxe, formado pelas artistas Carolina Grilo Santos, Diana Geiroto e Luísa Abreu, propõe visitas a espaços de pensamento e de prática artística que são, muitas vezes e em simultâneo, espaços domésticos e de intimidade. 
 
No seguimento do seu projeto Primeiro Fascículo, no qual convidaram à criação de livros de artista, o coletivo procura mergulhar nas dinâmicas muito próprias de artistas com casa-estúdio, estúdio-ecrã ou palco-rua, procurando descobrir as histórias por detrás de objetos, rabiscos ou obras expostas nas paredes das suas casas.

Este mapa em quatro pontos foi desenhado pelo coletivo Paralaxe para a zona do Bonfim e Santo Ildefonso, e abriu-nos as portas das casa-atelier de Isaque Pinheiro, Beatriz Sarmento, Juliana Campos e Pascal Ferreira.
 
Os percursos realizados focam-se em artistas e agentes culturais sediados na zona do Bonfim e Santo Ildefonso.

 
Paralaxe é um projeto de investigação em arte com foco no cruzamento disciplinar, ocupando territórios aparentemente alheios à prática artística. Criado em 2019, pela associação Erro Universal - Núcleo de Investigação, Paralaxe tem atualmente múltiplos sub-projetos e criações, que tomam diferentes contextos e estruturas, mas que têm em comum a intenção de apoiar a criação e edição de jovens artistas emergentes. 

Imagem: Dinis Santos
galeria

31 de outubro das 20h30 às 22h30

Exodus NOTURNO, com Irina Pereira

As caminhadas noturnas sempre nos entusiasmaram. Parece que a cidade se torna num lugar novo e diferente. 
 
As inaugurações de espaços de arte ou de galerias também são cativantes. Vemos, mas também nos damos a ver. Há, também, a privacidade dos ateliers de artistas, individuais ou coletivos, localizados nos bairros do Bonfim, zona oriental, e nas Fontaínhas.   
 
Este percurso orientado por Irina Pereira será bem diferente dos Exodus habituais, preparem-se! 
Lotação limitada.
Inscrições para o email: galeriamunicipal@agoraporto.pt

Ponto de encontro a definir brevemente.
Duração: 20h30-22h30

Irina Pereira é artista e designer gráfica, trabalhando maioritariamente como criadora de imagens. A sua prática explora também a edição, a criação, a direção de arte, e a programação, constantemente em processos de colaboração. Faz parte da Pedreira, um espaço, plataforma e coletivo artístico que coloca em sinergia diferentes visões e energias, criando experiências imersivas que questionam a realidade e a individualidade através de utopias e ficções paralelas. Fez parte da Oficina Arara, um laboratório sónico-visual ligado à serigrafia e reprodução de múltiplos. Enquanto designer tem vindo a colaborar com várias instituições e artistas, com foco na área da cultura, em explorações de imagem com recurso à tipografia e ao desenho. Em 2020 iniciou o projeto de publicações e assembleias Goodbye Issues. Faz parte da Biblioteca Prática, um projeto que pretende (re)pensar o livro – com desdobramento em momentos expositivos, de discussão e de partilha.

Fotografia: Renato Cruz Santos
galeria

Sábado, 11 de novembro às 15h00

Percurso Exodus com Claire Sivier

A artista, investigadora social e mediadora Claire Sivier irá guiar-nos numa viagem para explorar espaços no Porto que se situam na intersecção entre comunidade, arte e ativismo. Este passeio interativo vai juntar-nos para explorar diferentes narrativas artísticas fora dos circuitos das galerias. Juntem-se a nós para olhar a cidade e a sua oferta artística através do olhar destas intersecções.
Lotação limitada.
Inscrições para o email: galeriamunicipal@agoraporto.pt

Ponto de encontro a definir brevemente.

Claire Sivier
 (ela/dela) é investigadora negra-britânica, produtora cultural, que trabalha e vive no Porto. Nos últimos 12 anos, o seu trabalho é desenvolvido com e para artistas, jovens e pessoas de comunidades marginalizadas, para além de organizar uma variedade de festivais e programas culturais em diferentes países. Em 2020, Claire concluiu o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolveu uma metodologia de arte ambulante, explorando as experiências vividas por artistas negras da diáspora no Porto. Desde então, fundou a Caminhada de Mulheres Negras (2021). Integra o InterStruct Collective. 
 
Fotografia: Mariana Silva

Quarta-feira, 13 de dezembro, das 15h00 às 18h00

Percurso Exodus para escolas, com Paralaxe

Para participar neste Exodus, podem inscrever-se todas as turmas interessadas, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Todos os percursos são realizados a pé. 
Local de encontro a definir.

Imagem: Teresa Miranda

31.12

Exodus para escolas

Para participar no Exodus podem inscrever-se todas as turmas interessadas, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Todos os percursos são realizados a pé. 
Local de encontro a definir.
 
Quinta e sexta, 10-13h e 14-18h. Duração: 120min
 

Assine a nossa newsletter