Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Gineceu+Estigma 2023
Com raízes nos Jardins do Palácio de Cristal, Gineceu+Estigma aborda o fantástico mundo da botânica, cruzando pensamento científico, artístico, filosófico, espiritual e ecológico com abordagens em que os saberes académicos, artísticos e empíricos se cruzam e complementam.
 
Gineceu+Estigma propõe conversas, workshops e percursos interpretativos do jardim realizados por educadores, investigadores e artistas convidados. 
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Sábado, 1 de julho, das 10h às 16h

Serpentesse: workshop com Chiara Camoni

Chiara Camoni conduziu um workshop de impressão sobre seda natural, com recurso a plantas e flores colhidos pelos participantes, orientando diálogos e conversas sobre elementos do seu trabalho, oferecendo possíveis interpretações e reflexões.

Com o tempo, as plantas deixaram marcas na seda, criando padrões e desenhos e revelando elementos inesperados. Estas imagens são conhecidas em diversas culturas como elfos, fadas ou xapiris, e representam os espíritos da natureza, enfatizando a sua importância no cuidado e na relação com o meio ambiente.

Chiara Camoni (1974, Piacenza) é uma artista sediada em Fabbiano, Alta Versilia. Trabalha com desenho, impressões de plantas, vídeo e escultura, principalmente com cerâmica. As sua obras são frequentemente criadas através de colaborações com amigos e familiares, em grupos espontâneos ou em seminários e oficinas organizadas. Recentemente, Camoni tem trabalhado em colaboração com Il Centro di Sperimentazione, explorando diversas formas de autoria compartilhada, e, com Cencilia Canziani, organizou o ciclo de conferências La giusta misura [The right measure]. Algumas das suas exposições recentes incluem Hic sunt dracones na GAM, Turim (2022-23), Persones Persons, na 8ª Biennale Gherdëina, Val Gardena (2022) e LA DISTRUZIONE BELLA no SpazioA, Pistoia (2022).
Local:
Jardins do Palácio de Cristal.

Fotografia: Renato Cruz Santos

Projeto apoiado pelo programa do Italian Council (2022), promovido pela Direção-Geral de Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura Italiano.



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Sábado, 1 de julho, às 17h

Lançamento do livro Serpentesse + conversa

Serpentesse é um som que antecede as palavras, repetindo a voz daquilo que chama. Surge do atrito, do deslizamento e da vibração do mundo, capturando o sopro da vida que passa por ele.

Serpentesse é também uma publicação editada pela a+mbookstore, com o apoio do GAM - Galleria Civica d'Arte Moderna e Contemporanea, em Turim. Inclui mais de 20 anos de trabalho de Chiara Camoni, com mais de 200 fotografias das suas obras e instalações, assim como 10 secções focadas na exploração de aspetos processuais e performativos. O livro inclui 11 textos escritos por artistas e curadores que apresentaram seu trabalho internacionalmente, juntamente com um extenso ensaio introdutório de Elena Volpato, a editora do livro.

O lançamento do livro incluiu uma conversa entre Elena Volpato e Chiara Camoni, com a moderação de Matilde Seabra.
Local:
Jardins do Palácio de Cristal.

Fotografia: Renato Cruz Santos

Projeto apoiado pelo programa do Italian Council (2022), promovido pela Direção-Geral de Criatividade Contemporânea do Ministério da Cultura italiano.








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21 de julho, às 19h00

Artist talk: A Carne dos Baldios, com María Auxiliadora Gálvez

No dia 21 de julho, no âmbito do workshop Into the Wild, a arquiteta Maria Auxiliadora Gálvez apresentou, numa conferência aberta ao público, o seu trabalho recente desenvolvido no âmbito da "Plataforma Somática para Arquitetura e Paisagem" (PSAAP). 
 
A conferência abordou a relação entre corpos e cidades a partir da experiência do projeto "Wastegrounds. Walking the Revolutionary Landscapes in the Somatic City", apresentado em formato de livro, intitulado DESCAMPADOS, em 2022.
 
Ao longo da apresentação foram abordados percursos, happenings, instalações e performances ocorridos sobretudo entre 2015 e 2020, mas também projetos relativos à Cidade Somática: uma entidade urbana capaz de assumir nos seus sistemas e materialidade as vicissitudes ecológicas e sociopolíticas de múltiplos corpos. Basta imaginar uma narrativa em que algumas pessoas caminham à volta de uma das mais importantes auto-estradas de uma cidade ocidental. Dia após dia, em diferentes estações do ano, observando, sentindo nos seus corpos a morfologia da cidade e a sua composição, que é também a sua composição.
 
No centro desta abordagem está o laboratório somático, o instrumento de pesquisa, descoberta, aprendizagem e criação do PSAAP, que María Auxiliadora tem vindo a desenvolver com instituições culturais, centros de arte e escolas de arquitetura ou dança.
Local:
Jardins do Palácio de Cristal/Jardins das Musas

María Auxiliadora Gálvez é Doutora em Arquitectura, Paisagista, Professora do método Feldenkrais e Professora da USP-CEU em Madrid. Desde 2016, dirige a "Plataforma Somática para Arquitectura e Paisagem" (PSAAP) e o seu laboratório associado (LSAAP). Tem sido distinguida em concursos nacionais e internacionais de urbanismo e arquitectura, destacando-se as VI, VII e IX edições do EUROPAN. A sua obra tem sido publicada e exposta internacionalmente, destacando-se a sua presença na 8ª e 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza. Como investigadora, foi co-directora de "We Are All able Bodies. From Sensory Deprivation to Sensory Augmentation" (2018) e é autora dos livros: "Espacio Somático. Cuerpos Múltiples" (2019) e "Descampados. Caminar los paisajes revolucionarios en la ciudad somática" (2022).  
Atualmente, trabalha em paisagem, arte e arquitetura a partir de um ponto de vista incorporado, explorando as possibilidades da "Arquitectura Somática". É membro da "International Ambiances Network" (França); faz parte do diretório de investigação do "Centre for Sensory Studies" (Canadá) e participa no projeto internacional Blue Sky Research for the Arts "Navigating Dizziness Together" com sede em Viena.

Fotografia: Renato Cruz Santos
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20, 21, 22 e 23 de julho

Workshop INTO THE WILD – Um guia para os corpos e a cidade que eles criam, com María Auxiliadora Gálvez

O fluxo de dados que atravessa os nossos corpos é maior do que a nossa consciência consegue processar. As palavras não são o principal meio de comunicação quando estamos na natureza. Em vez disso, os nossos corpos aprendem a reagir ao ambiente, tornando-se mais conscientes de uma ecologia do sensual, prestando atenção ao que está em contato com a nossa pele.  
 
Os nossos sistemas de cognição não-consciente estabelecem um fluxo contínuo de trocas e reações com o ambiente e com os nossos companheiros cognoscentes, como os animais e as plantas. Os marcadores e processos somáticos podem revelar uma consciência corporal alternativa e as imagens corporais que lhes estão associadas, capazes de alterar a nossa perceção, mas também o significado que damos às nossas experiências. O resultado é uma reformulação das fronteiras e da definição de corpos e ambientes. A natureza selvagem emerge neste workshop a partir de uma perspetiva diferente sobre os nossos corpos urbanos, e estes corpos constroem uma outra cidade.  
 
O workshop dividiu-se em três fases desenvolvidas nos Jardins do Palácio Cristal e nos seus arredores: Jardim Noturno, Corpo de Animal e Corpos em (E)Fusão

No contexto deste projeto, Maria Auxiliadora Gálvez apresentou ainda uma artist talk no dia 21 de julho, às 19 horas, nos Jardins do Palácio.
Este workshop foi destinado a estudantes ou profissionais cuja prática se foque no território de intersecção entre corpo e arte, espaço, arquitectura ou política, mas também, de um modo mais geral, se debruçe sobre ambientes socioculturais ou ecológicos.
 
María Auxiliadora Gálvez é Doutora em Arquitectura, Paisagista, Professora do método Feldenkrais e Professora da USP-CEU em Madrid. Desde 2016, dirige a "Plataforma Somática para Arquitectura e Paisagem" (PSAAP) e o seu laboratório associado (LSAAP). Tem sido distinguida em concursos nacionais e internacionais de urbanismo e arquitectura, destacando-se as VI, VII e IX edições do EUROPAN. A sua obra tem sido publicada e exposta internacionalmente, destacando-se a sua presença na 8ª e 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza. Como investigadora, foi co-directora de "We Are All able Bodies. From Sensory Deprivation to Sensory Augmentation" (2018) e é autora dos livros: "Espacio Somático. Cuerpos Múltiples" (2019) e "Descampados. Caminar los paisajes revolucionarios en la ciudad somática" (2022).  
Atualmente, trabalha em paisagem, arte e arquitetura a partir de um ponto de vista incorporado, explorando as possibilidades da "Arquitectura Somática". É membro da "International Ambiances Network" (França); faz parte do diretório de investigação do "Centre for Sensory Studies" (Canadá) e participa no projeto internacional Blue Sky Research for the Arts "Navigating Dizziness Together" com sede em Viena.

Fotografia: Renato Cruz Santos
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12, 13, 14 e 15 de outubro

Como olhar para trás, por cima, por debaixo e do avesso - Workshop de fermentação, com Inês Neto dos Santos

Este workshop visou pensar as possíveis dimensões de uma prática artística profundamente enraizada no seu entorno, neste caso dos Jardins do Palácio de Cristal. Quais as dinâmicas e vivências de seres e elementos para além de nós próprios? O que acontece quando ruímos as paredes de cimento que nos rodeiam, e desaceleramos o passo? De que forma é que, ao olhar não só em frente, mas também para trás, por cima, por debaixo e do avesso, poderemos recuperar relações ecológicas ancestrais? Quais as possibilidades digestivas de um lugar - e de que forma é que a digestão nos aproxima do mesmo? 
 
Através de caminhadas coletivas, exercícios de observação, performance, respiração, escrita automática e fermentação, investigaram e refletiram as possibilidades empáticas com o que nos rodeia. Descartando a superioridade humana que caracteriza o Antropoceno, enraizaram-se na paisagem que nos acolhe, de encontro à sua inerente abundância.

Este workshop rejeita, assim, o pensamento capitalista da escassez – hierárquico, extractivista e linear –, para adotar uma perspectiva simbiótica, horizontal e multiespécie em todas as direcções.

Integrado neste workshop, o primeiro dia incluiu ainda uma artist talk pela artista Asunción Molinos Gordos.
Inscrições encerradas.

Local:
Jardins do Palácio de Cristal.
 
A lotação é limitada. Inscrições através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A participação implica a frequência em todas as sessões do projeto: 
12/10, qui. 18h00 às 19h00 + artist talk, das 19h00 às 20h00.
13/10 sex. 17h00 às 19h30 
14/10, sáb. 10h00 às 16h00 
15/10, dom. 10h00 às 13h00 

Inês Neto dos Santos é artista multidisciplinar, atualmente sediada em Bruxelas. Mestre de Artes em Visual Communication na Royal College of Art (2016) e Licenciada em Graphic and Media Design and Illustration na London College of Communication (2013). A sua prática artística existe entre a performance e a instalação, fazendo uso de alimentos, pessoas e espaços como metáforas para repensar os contextos sociopolíticos em que nos encontramos. Na sua prática, Inês cria ambientes e estruturas através das quais se exploram temas como a ecologia, simbiose e gestos de cuidado entre espécies.

Fotografia: Renato Cruz Santos
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Quinta-feira, 12 outubro às 19 horas

Artist talk: IN TRANSIT (Botânica de uma Jornada), por Asunción Molinos Gordo

A artista Asunción Molinos Gordo partilhará as ideias por detrás do seu projeto que cruza Arte, Ciência e Ecologia, e que consiste num jardim global cultivado a partir das sementes ingeridas em culinárias diversas, e que viajam nos corpos da diversificada população do Dubai.

O tomate, a beringela e o quiabo são alguns dos alimentos que consumimos, cujas sementes são ingeridas sem mastigação. Dadas as suas características, as enzimas digestivas não os podem danificar, sendo por isso expelidas intactas, podendo ser germinadas. Em colaboração com as estações de tratamento de águas residuais locais, esta possibilidade viabiliza novos futuros que contribuem para a renovação de desperdícios produzidos diariamente.
 
Asunción centrar-se-á neste trabalho que foi concebido como um jardim ruderal — que os ecologistas definem como a capacidade de prosperar apesar das condições difíceis —, refletindo sobre as ideias de globalidade, interconectividade, mobilidade e coabitação.
Local:
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Para assistir à conferência deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento. Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

A moderação desta sessão será feira por Inês Neto dos Santos, no âmbito do seu workshop Como olhar para trás, por cima, por debaixo e do avesso.

Asunción Molinos Gordo é investigadora e artista visual espanhola fortemente influenciada pelas disciplinas da antropologia, sociologia e estudos culturais. Na sua prática, questiona as categorias que definem a ideia de "inovação" nos discursos atuais, explorando as diferentes formas de dominação intelectual, do urbano ao rural.
Com o objetivo de criar uma forma menos urbanocêntrica de compreender o progresso, e focando-se no campesinato contemporâneo, tem produzido trabalhos que reflectem sobre a utilização da terra, a arquitetura nómada, as greves dos agricultores, a burocracia no território, a transformação do trabalho rural, a biotecnologia e o comércio global de alimentos.


Fotografia: Renato Cruz Santos
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Sábado, 21 de outubro às 15 horas

INTO THE WILD: Sessão de encerramento

No seguimento do workshop INTO THE WILD – Um guia para os corpos e a cidade que eles criam, desenhado por María Auxiliadora Gálvez, o projeto é agora apresentado em formato publicação-guia. 
 
Da mesma forma que a proposta procurou refletir a somatização dos nossos corpos perante os diversos fluxos que nos rodeiam, este guia apresenta-se como uma súmula das diferentes experiências que daí resultaram.
 
No sábado, dia 21 de outubro, María Auxiliadora Gálvez e as pessoas participantes reúnem-se num encontro aberto ao público nos Jardins do Palácio – local onde o projeto de quatro dias se iniciou –, para dialogar e partilhar algumas das memórias e apresentar diferentes caminhos para os corpos se orientarem na paisagem.
A publicação-guia poderá ser descarregada aqui

Fotografia: Rui Braga
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Sexta-feira, 1 de dezembro, entre as 15h as 18h

Workshop para escolas: Ressonâncias de um Jardim, com Alexandra Rafael

A partir da recolha de elementos orgânicos feitos pela artista nos jardins do Palácio de Cristal, vamos criar arquivos de texturas e formas, cruzando com ilustrações botânicas da história e de muitos anos de estudo e observação. 
 
E o local? 
— Não há sítio melhor para este workshop do que um espaço com diferentes possibilidades de impressão, como é A Oficina Mescla. Este espaço, gerido por vários artistas, tem-se dedicado às diversas técnicas de impressão: das mais antigas às mais recentes, aqui se explorará decalques, frottages e transferências várias; técnicas do desenho de observação e outras tantas, sempre com a matéria nas mãos: folhas, pétalas e alguns ramos.
 
O que a Natureza nos deu servirá para um grande "atlas-poster", feito a várias mãos, gerando reflexões entre imagens, formas e manchas; ressonâncias de uma jardim impressas para sempre.
 

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