Massa-Mãe
Massa-Mãe é o nome das bactérias que se guardam e se cuidam para se manterem vivas e servir para uma próxima fermentação, por exemplo, a do pão. É a partir desta imagem seminal que interessa cruzar políticas alimentares com o lugar da comensalidade. Tendo como mesa, cesta ou até prato, os Jardins do Palácio de Cristal, o eixo Massa-Mãe convoca a criação artística, o pensamento científico e práticas mais ecológicas para conversas, workshops e percursos. Aqui, nestes jardins, ou em qualquer outro lugar do mundo existem vidas humanas muito diferentes e, dentro destes corpos, milhões de vidas microbiológicas.

Sábado, 22 fevereiro 2025 às 15h
Mesa, só de misturas: apresentação de workshop de produção de som com Frankão, O Gringo Sou EU e Sons do Bairro
Uma mesa poderá servir para muitas coisas diferentes. Sobre ela pode estar uma grande misturada de assuntos. Uma mesa pode ser o lugar de quem se dirige para as pessoas, mas pode ser um lugar de encontro para se comer e conversar. Talvez até improvisar. Queremos que a mesa seja uma plataforma-palco para diferentes sons e composições que se propagam pela exposição Febre da Selva Elétrica, de Vivian Caccuri.
Nesta sessão de encerramento do workshop, Frankão, o Gringo Sou Eu acompanhado pela equipa Sons do Bairro, convida-nos a tecer a voz com ritmos e sons, como sabores para os ouvidos.

Sexta-feira e Sábado, 30 e 31 de maio
ping! na Festa da Criança, com Oficina Fritta: Workshop de massa para cozer bolos e biscoitos
Como um bolo cresce, também tu estás a "botar corpo".
Assim, a Oficina Fritta veio até à Festa da Criança para fazer contigo a tua celebração: o teu próprio bolo, da tua medida!
Vamos à receita:
- Amassa-se o corpo, mas com carinho;
- Junta-se a celebração de corpos que têm desejos, alegrias e defeitos;
- Escrevem-se os agradecimentos;
- Adiciona-se cor, a gosto;
- Metem-se mãos à massa e, como num ex-voto, encaramos o medo do corpo;
- Leva-se ao forno.
- Vem saborear a beleza da imperfeição à volta da mesa de jardim! Celebra-te!
PS: Ali, dentro da Galeria, a artista Pauline Curnier Jardin deixou-nos um bolo do tamanho de um coliseu. Não acreditas? Vem visitar!