Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

ping!
Massa-Mãe
Massa-Mãe é o nome das bactérias que se guardam e se cuidam para se manterem vivas e servir para uma próxima fermentação, por exemplo, a do pão. É a partir desta imagem seminal que interessa cruzar políticas alimentares com o lugar da comensalidade. Tendo como mesa, cesta ou até prato, os Jardins do Palácio de Cristal, o eixo Massa-Mãe convoca a criação artística, o pensamento científico e práticas mais ecológicas para conversas, workshops e percursos. Aqui, nestes jardins, ou em qualquer outro lugar do mundo existem vidas humanas muito diferentes e, dentro destes corpos, milhões de vidas microbiológicas. 

Sábado, 22 fevereiro 2025 às 15h

Mesa, só de misturas: apresentação de workshop de produção de som com Frankão, O Gringo Sou EU e Sons do Bairro

Uma mesa poderá servir para muitas coisas diferentes. Sobre ela pode estar uma grande misturada de assuntos. Uma mesa pode ser o lugar de quem se dirige para as pessoas, mas pode ser um lugar de encontro para se comer e conversar. Talvez até improvisar. Queremos que a mesa seja uma plataforma-palco para diferentes sons e composições que se propagam pela exposição Febre da Selva Elétrica, de Vivian Caccuri.
Nesta sessão de encerramento do workshop, Frankão, o Gringo Sou Eu acompanhado pela equipa Sons do Bairro, convida-nos a tecer a voz com ritmos e sons, como sabores para os ouvidos.
 
Local: Galeria Municipal do Porto, piso 1

Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.

Frankão, O Gringo Sou EU
 tem como formação espontânea o convívio na periferia e favela brasileira. Observador inquieto, em Portugal desde 2010, Frankão resolveu criar o projeto de letras inspiradas na sua visão de mundo e cotidiano, de beats fervorosos e linhas simples. Sob o som do tamborzão vem somando novos valores ao seu estilo, sem saudosismo, mas com a mesma pureza de quando começou na década de 90. Não obstante, em tom de combate às assimetrias e tomando, cada vez mais, uma forma global. Com uma forte componente de crítica política atua, também, na área sociocultural formando coletivos musicais com crianças e jovens, desde as comunidades do Rio de Janeiro até aos bairros sociais portugueses.

Sons do Bairro é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Famalicão com o objetivo de empoderar jovens, adultos e seniores através da música, e promover o desenvolvimento musical e pessoal dos seus participantes. Este projeto não é só sobre compor e gravar música, mas também sobre construir uma comunidade mais inclusiva e coesa, que valoriza e compreende a riqueza cultural de cada um.
galeria

Sexta-feira e Sábado, 30 e 31 de maio

ping! na Festa da Criança, com Oficina Fritta: Workshop de massa para cozer bolos e biscoitos

Como um bolo cresce, também tu estás a "botar corpo".
 
Assim, a Oficina Fritta veio até à Festa da Criança para fazer contigo a tua celebração: o teu próprio bolo, da tua medida!
 
Vamos à receita:
  1. Amassa-se o corpo, mas com carinho;
  2. Junta-se a celebração de corpos que têm desejos, alegrias e defeitos;
  3. Escrevem-se os agradecimentos;
  4. Adiciona-se cor, a gosto;
  5. Metem-se mãos à massa e, como num ex-voto, encaramos o medo do corpo;
  6. Leva-se ao forno.
  7. Vem saborear a beleza da imperfeição à volta da mesa de jardim! Celebra-te!
     
PS: Ali, dentro da Galeria, a artista Pauline Curnier Jardin deixou-nos um bolo do tamanho de um coliseu. Não acreditas? Vem visitar!
 
Atividade sem inscrição prévia.

Sexta-feira, 30 de maio, das 9 às 13 horas
Sábado, 31 de maio, das 10 às 19 horas
 

A Oficina Fritta é um coletivo que trabalha no âmbito da mediação e das artes, propondo questionar o senso comum das coisas, na encruzilhada entre o design, as artes plásticas e a contra-educação.
Conta com a energia de Mónica di Eugenio, Júlia Geiger e Emma Andreetti, e a presença cênica de Dora e Tullio.
A Oficina Fritta colabora ou já colaborou com o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian, Qual Albatroz, Espaço Azul, Conselho Português para os Refugiados, Museu Bordalo Pinheiro, Fundação Serralves, Teatro Luís de Camões, associações de moradores e vários espaços culturais de Lisboa.  

30 set, 01, 04, 05 out

Workshop: Segunda Primavera - Pensar o corpo sazonal e coletivo na cidade, com Joyfood Experiences

Workshop sobre o corpo e a alimentação, com percursos e escrita em coletivo
com Joyfood Experiences.

O Outono é apelidado de segunda primavera. Teremos nós uma segunda primavera?

 

Na descoberta da importância das particularidades desta estação podemos descobrir talvez a nossa própria sazonalidade. Debruçamo-nos sobre esta estação tão abundante onde os sabores se apuraram e os corpos desejam integrar tudo aquilo que o verão iluminou e dourou. Como é essa relação entre os ciclos terrestres e o nosso próprio corpo e mente? Qual é a nossa relação com os ciclos internos e externos?

 

Através de um processo andante que percorre e redescobre o Outono pelos Jardins do Palácio de Cristal e sua envolvente com os Caminhos do Romântico; de exercícios de atenção, com o corpo, a escrita e a relação com os objetos, provocações e mastigações, queremos (re)encontrar material para criar um ritual.

 

O que distingue uma paisagem comestível rural de urbana?

 

Que sabedorias, entendimentos e visões nos traz a consciência de habitar um corpo e um planeta cíclicos?

 

Qual a importância de reivindicar e revisitar o espaço ritual? De que forma esse lugar ancestral de consagração da natureza, que somos e habitamos, pode alimentar e nutrir as nossas vidas contemporâneas?


Estrutura das quatro sessões:
Sessão I - apresentações e escrita partilhada.
Sessão II e III - workshop sobre comensalidade outonal e jantar partilhado.
Sessão IV - ensaio final e apresentação performativa aberta ao público

Alice Artur e Joana Trindade Bento são licenciadas em Artes Plásticas pela ESAD.CR.
Contam com uma vasta experiência na área do impacto social e ambiental, em projetos culturais e em cozinhas profissionais. Há sete anos fundaram a Joy Food Experiences, plataforma criativa na qual criam projetos autorais sobretudo performativos, facilitam processos criativos em contexto corporativo e desenvolvem projetos educacionais. A sua missão é a construção de novos paradigmas através da curadoria de experiências sensoriais que criem conexão humana ecossistémica.

A participação no workshop é gratuita, com inscrição prévia. A presença em todas as atividades do projeto é obrigatória.

A seleção das pessoas participantes será feita por ordem de inscrição, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
A sessão decorrerá em português.

Horários do workshop:
Sessão 1: 30/09, ter. das 18h às 20h

Sessão 2: 01/10 qua. das 18h às 21h
Sessão 3: 04/10 sáb. das 10h às 18h
Sessão 4: 05/10 dom. das 10h às 13h


Fotografia: Simon Suserna



Domingo, 5 de outubro, das 11 às 13 horas

Performance e apresentação dos resultados do workshop, com Joyfood Experiences

Em jeito de encerramento do workshop "Segunda Primavera - Pensar o corpo sazonal e coletivo na cidade", as artistas Alice Artur e Joana Trindade Bento da Joyfood Experiences e os participantes do workshop, apresentam o resultado destes três dias de trabalho e partilha, materializado numa performance.
 
Juntem-se a nós, para um ritual colectivo sobre o Outono, com gestos oferecidos e partilhados que se querem multiplicadores de cuidado e nutrição.
 
Local: Praia de Ruínas de Andreas Angelidakis, mesmo em frente à Galeria.

Entrada gratuita.

Assine a nossa newsletter