Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

formas dos futuros ao redor
Com Ana Vaz, Ania Nowak, Joana da Conceição (Nave Geo-Celestial), María Jerez, Luiz Roque, Osías Yanov, Outi Pieski, P. Staff, Rodrigo Hernández, Sandra Mujinga e KEM.
Curadoria de João Laia.

formas dos futuros ao redor
adota uma perspetiva queer expandida para desafiar narrativas dominantes, substituindo-as por um amplo repensar e refazer de corpos, espaços e tempos. Ao abraçar diferentes posições numa afinidade não-conformista, questionam-se as características construídas do presente, promovendo a emergência de vários futuros. 
Projetam-se um conjunto de posições polifónicas e multissensoriais diversas, enquanto se celebra e potencia a capacidade coletiva de imaginar e ensaiar mundos vindouros.

Sábado, 15 de junho, entre as 17 e as 20 horas

Inauguração: formas dos futuros ao redor

formas dos futuros ao redor é uma extensão do projeto homónimo apresentado na 12ª edição da Bienal de Gotembrurgo, com curadoria de João Laia em 2023, e tomará uma forma híbrida — entre a coletiva e a individual —, em dois espaços da Galeria: as obras de Rodrigo Hernández, Maria Jerez, Kem, Sandra Mujinga, Luiz Roque, Outi Pieski, Ana Vaz, P. Staff e Osías Yanov ocuparão o Piso 0, e um projeto expositivo intitulado Nave Geo-Celestial, de Joana da Conceição, poderá ser visitada no Piso 1.
Entre as 17 e as 20 horas.

Entrada gratuita.

Sábado, 15 de junho, às 11 horas

Escuta Ativa com Luiz Roque, na Fonoteca Municipal do Porto

No dia de abertura da exposição formas dos futuros ao redor — sábado, com inauguração a partir das 17 horas — acontecerá um conjunto de propostas que se ramificam para além do espaço da Galeria.
 
Às 11 horas, o artista Luiz Roque mergulhará no repertório musical da Fonoteca Municipal do Porto para uma sessão de Escuta Ativa, onde irá partilhar experiências pessoais e histórias musicais a partir dos discos da coleção.
Local
Rua de Pinto Bessa 122, Armazém 12 4300-427 Porto

Entrada gratuita.

Imagem: Guido Limardo

Sábado, 15 de junho, entre as 23 e as 5 horas

Programa de performances + Dj set, no Passos Manuel

A inauguração de formas dos futuros ao redor, contará também com as performances de María Jerez, Ania Nowak e Joana da Conceição, no Passos Manuel.
 
A partir das 2 horas, o Coletivo KEM apresentará a performance/festa Dragana Bar, que ocupará a pista de dança com um DJ-set que se prolongará pela noite dentro. Esta última iniciativa integra as sessões públicas do curso dos Colectivos Pláka — Shaking the Habitual with Kem School — que o coletivo queer-feminista apresentará durante os dias 12 e 15 de junho. 
Local
Rua de Passos Manuel nº 137 (ao Coliseu) 4000-385 Porto

Entrada gratuita.

Imagem: Kem - Cred. Filip Preis

Sábado, 6 de julho, às 16 horas

formas dos futuros ao redor: visitas guiadas

Durante o tempo da exposição, serão feitas visitas guiadas pela equipa da Galeria:

- 6 de julho
- 3, 24 e 31 de agosto
- 7 de setembro
Ponto de encontro: balcão da Galeria. 

Entrada gratuita.

Sábado, 20 de julho, entre as 15 e as 17 horas

Nave Geo-Celestial guiada por Joana da Conceição – visita-oficina para crianças

O que é uma Nave Geo-Celestial? Já viste alguma a pairar nos céus? Ou então aterrada por aí, algures na Terra?
 
Uma exposição de arte pode fazer-nos imaginar tanto, que até conseguimos subir ao espaço e apanhar um meteorito, ou entrar nas profundezas da terra e vermos túneis de lava. 
 
Se a imaginação nos leva tão longe, até onde nos levará a artista Joana da Conceição quando nos guiar, de forma especial, pelas obras que fez para a exposição Nave Geo-Celestial?
Participação gratuita.

Todas as crianças deverão ser acompanhadas por um adulto.

Assine a nossa newsletter