Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Programas
Francisco Pedro Oliveira
Forma Primeira
Curadoria de Isabeli Santiago
 
Num espaço liminar entre abstração e materialidade, Francisco Pedro Oliveira propõe uma experiência estética e espiritual. No interior da instalação, diferentes elementos de trabalho articulam o ecossistema de interesses do artista: etnografia portuguesa, fenómenos apotropaicos, conhecimentos vernaculares e noções sincretistas de espiritualidade.

29.03 - 22.06.2025

Sábado, 29 de março a partir das 18 horas

Inauguração: Forma Primeira

Francisco Pedro Oliveira (1997, Santa Maria da Feira, Portugal) é artista multidisciplinar, licenciado em Artes Plásticas na FBAUP e pós-graduado em Multimédia, na área de Design de Som e Música Interativa na FEUP e mestrando em New Media Art na Universidade Católica Portuguesa. Nasceu em Santa Maria da Feira e está sediado no Porto, onde vive e trabalha. 
Entrada gratuita

Sábado, 5 de abril, às 15 horas

Forma Primeira: Visita guiada à exposição + atelier do artista com Francisco Pedro Oliveira & Isabeli Santiago

No primeiro sábado de abril, a Galeria Municipal do Porto promove uma visita na primeira pessoa à exposição “Forma Primeira”, com o artista Francisco Pedro Oliveira e a curadora Isabeli Santiago. 
 
Nesta sessão, que pretende aprofundar o conhecimento em torno deste projeto mas também da sua prática artística, o artista convida ainda o público a acompanhá-lo numa visita ao seu atelier. 
Lotação limitada.
 
Para participar na visita deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento. Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
O percurso é feito a pé e tem a duração aproximada de 10 minutos.
 

Sábado, 12 de abril, às 11 horas

Forma Primeira: Escuta Ativa com João Sarmento (Fonoteca Municipal do Porto)

Todos os meses a Fonoteca Municipal do Porto convida uma personalidade da vida cultural nacional para selecionar um disco da coleção e, numa escuta conjunta, partilhar experiências e histórias musicais. A sessão de abril desta Escuta Ativa, integrada no programa público da exposição “Forma Primeira” de Francisco Pedro Oliveira, na Galeria Municipal do Porto, tem como convidado João Sarmento.
Local: Fonoteca Municipal do Porto (R. de Pinto Bessa 122 Armazém 12, 4300-427 Porto)

Participação gratuita, com lotação limitada ao espaço.

Jesuíta desde 2008, João Sarmento foi ordenado padre em 2020. Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, cursou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, na Universidade de Comillas em Madrid e na Universidade Católica Portuguesa. Foi professor convidado na ArCo - Centro de Arte e Comunicação Visual, e é atualmente diretor-artístico da Brotéria - Centro cultural dos jesuítas portugueses no Bairro Alto, onde as culturas urbanas contemporâneas e a fé cristã se cruzam.

Sábado, 3 de maio, às 15 horas

Visitas guiadas às exposições

Neste sábado, será feita uma visita guiada às exposições patentes na Galeria Municipal do Porto: 
Escarlate Profundo, Rubi Gritante - The Freestanding Joys, de Pauline Curnier Jardin
Profundidade de Campo, de Mónica de Miranda
Forma Primeira, de Francisco Pedro Oliveira
Participação gratuita.

Sábado, 10 de Maio, às 17 horas

Forma Primeira: Performance-Concerto por Amuleto Apotropaico

Projeto musical de Francisco Pedro Oliveira e António Feiteira, Amuleto Apotropaico desenvolve-se em torno de rituais oraculares que se fazem conduzir pelas rotas ininteligíveis da vertigem e do delírio, concêntricas apenas numa deliberada espiritualidade. Através da reinterpretação de motivos folclóricos, o duo foca-se na ideia da memória coletiva.

Em vésperas de lançamento do primeiro álbum, que se distancia do contraponto visceral entre guitarra e percussão para (in)concretizar-se num novo esoterismo sintético, o duo propõe uma performance-concerto singular - uma encenação expandida que se serve da reinterpretação de motivos folclóricos para invocar os fantasmas da memória coletiva.
Local: Capela Carlos Alberto, Jardins do Palácio de Cristal

Participação gratuita, com lotação limitada ao espaço.

Classificação etária a atribuir.

Fotografia: Francisco Fidalgo

Sábado, 7 de junho, às 15 horas

Visitas guiadas às exposições

Neste sábado, será feita uma visita guiada às exposições patentes na Galeria Municipal do Porto: 
Escarlate Profundo, Rubi Gritante - The Freestanding Joys, de Pauline Curnier Jardin
Profundidade de Campo, de Mónica de Miranda
Forma Primeira, de Francisco Pedro Oliveira
Participação gratuita.

Assine a nossa newsletter