Concertos 15 de novembro
No próximo dia 5 de dezembro, a Galeria Municipal do Porto organiza uma noite pensada como um diálogo entre duas artistas unidas pelo interesse partilhado na experimentação musical: Lena d’Água e Lena Platonos. O evento, que contempla dois concertos, começa às 21h30, terá lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e a entrada é gratuita.
Lotação limitada ao espaço. Sem reservas, com acesso por ordem de chegada.

Concertos, 5 de dezembro, 21h30
Lena d'Água
Lena d'Água é um dos nomes incontornáveis da música portuguesa, responsável por “escrever”, com a voz, uma parte significativa da banda sonora da vida de diferentes gerações. Depois de um regresso aclamado pelo público e pela crítica, com o lançamento do álbum “Desalmadamente”, em 2018, e mais recentemente “Tropical Glaciar”, lançado em novembro de 2024, a recente conquista do Globo de Ouro de Melhor Intérprete (2025) veio reforçar o reconhecimento do seu talento e da sua relevância artística, junto de um público que tem tanto de vasto como de diverso. Para esta atuação, Lena d’Água é convidada a revisitar diferentes momentos da sua carreira, em particular o disco Ou isto ou aquilo, recriando também alguns dos seus maiores êxitos dentro dessa sonoridade.

Concertos, 5 de dezembro, 21h30
Lena Platonos
Pela primeira vez em Portugal, a pianista e compositora Lena Platonos, nome maior da música eletrónica grega, convida o público a mergulhar no seu mundo musical mágico. Desde o lançamento do seu primeiro álbum, “Sabotage”, em 1981, até aos dias de hoje, Lena Platonos lançou e participou em mais de 15 álbuns, combinando virtuosismo e expressão poética de uma forma única. Em 2015, a sua obra-prima, “Gallop”, foi relançada pela Dark Entries Records, chamando a atenção da imprensa musical internacional e de DJs de renome. A revista FACT incluiu o álbum na sua lista das 25 melhores reedições do ano em todo o mundo; e, a propósito de “LP”, um documentário dedicado à sua vida, Platonos chegou às páginas da The Wire. Mais ativa e relevante do que nunca, Lena Platanos vem ao Porto acompanhada por Savina Yannatou e Yiannis Palamidas, bem como pelo seu colaborador de longa data, Stergios T., para um concerto centrado no álbum “Gallop”, sem esquecer obras de outros dos seus aclamados álbuns, como “Sabotage”, “Karyotakis: 13 Songs”, “Lepidoptera”, “Masks of the Sun”, “The Breaking of the Ice” e “Cavafy: 13 Songs”.