-
Sábado, 7 de outubro, às 16 horas
Dueto: Visita guiada à exposição
A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.Entrada gratuita. -
12, 13, 14 e 15 de outubro
Como olhar para trás, por cima, por debaixo e do avesso - Workshop de fermentação, com Inês Neto dos Santos
Este workshop visa pensar as possíveis dimensões de uma prática artística profundamente enraizada no seu entorno, neste caso dos Jardins do Palácio de Cristal. Quais as dinâmicas e vivências de seres e elementos para além de nós próprios? O que acontece quando ruímos as paredes de cimento que nos rodeiam, e desaceleramos o passo? De que forma é que, ao olhar não só em frente, mas também para trás, por cima, por debaixo e do avesso, poderemos recuperar relações ecológicas ancestrais? Quais as possibilidades digestivas de um lugar - e de que forma é que a digestão nos aproxima do mesmo?Através de caminhadas colectivas, exercícios de observação, performance, respiração, escrita automática e fermentação, iremos investigar e propor possibilidades empáticas com o que nos rodeia. Descartando a superioridade humana que caracteriza o Antropoceno, enraizar-nos-emos na paisagem que nos acolhe, de encontro à sua inerente abundância. Este workshop rejeita, assim, o pensamento capitalista da escassez – hierárquico, extractivista e linear –, para adotar uma perspectiva simbiótica, horizontal e multiespécie em todas as direcções.
Integrado neste workshop, o primeiro dia incluirá ainda uma artist talk pela artista Asunción Molinos Gordos.Inscrições encerradas.
Local:Jardins do Palácio de Cristal.O workshop é gratuito e decorrerá em português.A lotação é limitada. Inscrições através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.A participação implica a frequência em todas as sessões do projeto:12/10, qui. 18h00 às 19h00 + artist talk, das 19h00 às 20h00.13/10 sex. 17h00 às 19h3014/10, sáb. 10h00 às 16h0015/10, dom. 10h00 às 13h00
Inês Neto dos Santos é artista multidisciplinar, atualmente sediada em Bruxelas. Mestre de Artes em Visual Communication na Royal College of Art (2016) e Licenciada em Graphic and Media Design and Illustration na London College of Communication (2013). A sua prática artística existe entre a performance e a instalação, fazendo uso de alimentos, pessoas e espaços como metáforas para repensar os contextos sociopolíticos em que nos encontramos. Na sua prática, Inês cria ambientes e estruturas através das quais se exploram temas como a ecologia, simbiose e gestos de cuidado entre espécies.
Imagem: Sara Pinheiro (Inês Neto dos Santos @ Walk&Talk, 2019) -
Quinta-feira, 12 outubro às 19 horas
Artist talk: IN TRANSIT (Botany of A journey), por Asunción Molinos Gordo
A artista Asunción Molinos Gordo partilhará as ideias por detrás do seu projeto que cruza Arte, Ciência e Ecologia, e que consiste num jardim global cultivado a partir das sementes ingeridas por culinárias diversas, e que viajam nos corpos da diversificada população do Dubai.
O tomate, a beringela e o quiabo são alguns dos alimentos que consumimos, cujas sementes são ingeridas sem mastigação. Dadas as suas características, as enzimas digestivas não os podem danificar, sendo por isso expelidas intactas, podendo ser germinadas. Em colaboração com as estações de tratamento de águas residuais locais, esta possibilidade viabiliza novos futuros que contribuem para a renovação de desperdícios produzidos diariamente.Asunción centrar-se-á neste trabalho que foi concebido como um jardim ruderal — que os ecologistas definem como a capacidade de prosperar apesar das condições difíceis —, refletindo sobre as ideias de globalidade, interconectividade, mobilidade e coabitação.Local:Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Esta atividade é destinada ao público em geral e tem entrada gratuita sujeita à lotação da sala.
Para assistir à conferência deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento. Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
A conferência será conduzida em espanhol.
A moderação desta sessão será feira por Inês Neto dos Santos, no âmbito do seu workshop Como olhar para trás, por cima, por debaixo e do avesso. -
Quinta-feira, 19 de outubro, às 19:00
Cobracoral
Cobracoral é um projeto que entrança as vozes de Catarina Miranda (Portugal), Clélia Colonna (França) e Ece Canli (Turquia), numa espiral sonora onde cada uma contribui com a sua particularidade vocal: Miranda explora a oralidade a partir de um ângulo coreográfico; Colonna desenvolve uma pesquisa sobre as tradições polifónicas da Ásia e do Mediterrâneo; e Canli investiga práticas de voz expandida. O resultado é uma dinâmica constante de reação, adaptação, ritmo e repetição, em busca de um equilíbrio entre vozes, padrões e texturas.
Juntas, exploram o potencial da voz através de efeitos sonoros – mas também do gesto –, de forma a amplificar a experiência aural sugerida pela extensão vocal, procurando uma experiência que ultrapassa os próprios corpos. A físicalidade e energia, que também molda o som, resulta numa amálgama harmoniosa de cantos ritualísticos, ciclos oníricos e técnicas vocais contemporâneas, formando a paisagem rítmica, imagética e narrativa deste trio.Local:
Quartel de Monte Pedral
(entrada pela Rua da Constituição)
É obrigatório o uso de coleira ou peitoral por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos. Para mais informações, acessar a legislação em vigor.
Créditos de imagem: Vera Marmelo -
Sábado, 21 de outubro às 15 horas
INTO THE WILD: Sessão de encerramento
No seguimento do workshop INTO THE WILD – Um guia para os corpos e a cidade que eles criam, desenhado por María Auxiliadora Gálvez, o projeto é agora apresentado em formato publicação-guia.Da mesma forma que a proposta procurou refletir a somatização dos nossos corpos perante os diversos fluxos que nos rodeiam, este guia apresenta-se como uma súmula das diferentes experiências que daí resultaram.No sábado, dia 21 de outubro, María Auxiliadora Gálvez e as pessoas participantes reúnem-se num encontro aberto ao público nos Jardins do Palácio – local onde o projeto de quatro dias se iniciou –, para dialogar e partilhar algumas das memórias e apresentar diferentes caminhos para os corpos se orientarem na paisagem.Local: Jardins do Palácio de Cristal -
PING! / escolas / 27 e 28 de outubro, às 16 horas
Percurso pelos jardins com Claire Sivier
Convidamos-vos a visitar os jardins do Palácio através da perspectiva da artista e investigadora britânico-jamaicana Claire Sivier, juntamente com os colaboradores locais.Após a Primeira Exposição Colonial Portuguesa de 1934, o que se prolonga no interior do jardim quase 90 anos depois? Que remessas ocultas permanecem e reflectem as perspectivas actuais da sociedade? E como é que isto se relaciona com as narrativas mais vastas das histórias coloniais diásporas? Como podem estas considerações sondar-nos para reenquadrar a nossa compreensão destas narrativas no momento presente? Esta viagem interactiva encorajará os participantes a reflectir sobre estas questões, reunir as suas perspectivas pessoais, considerar a sua relação com o espaço, e ponderar as acções que poderão querer levar por diante no futuro.Cada percurso é destinado a uma turma.
Para inscrições, por favor escrever para galeriamunicipal@agoraporto.pt
Claire Sivier (ela/dela) é investigadora negra-britânica, produtora cultural, que trabalha e vive no Porto. Nos últimos 12 anos, o seu trabalho é desenvolvido com e para artistas, jovens e pessoas de comunidades marginalizadas, para além de organizar uma variedade de festivais e programas culturais em diferentes países. Em 2020, Claire concluiu o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolveu uma metodologia de arte ambulante, explorando as experiências vividas por artistas negras da diáspora no Porto. Desde então, fundou a Caminhada de Mulheres Negras (2021). Integra o InterStruct Collective.
Imagem: Tiago Dias Santos -
Centre de Creation Contemporaine Olivier Debre, França
Open call: 25.09 – 30.10.2023
Já abriu o prazo para apresentação de candidaturas à nova residência no CCCOD.Todas as propostas deverão ser submetidas até às 17h59, do dia 30 de outubro de 2023, através do e-mail da GMP (galeriamunicipal@agoraporto.pt), cumprindo com todos os requisitos detalhados no regulamento do concurso disponível aqui.A residência será atribuída mediante avaliação das candidaturas, por um júri de quatro elementos, composto por um membro da GMP, um membro do CCCOD e uma pessoa convidada por cada instituição. -
31 de outubro das 20h30 às 22h30
Exodus NOTURNO, com Irina Pereira
As caminhadas noturnas sempre nos entusiasmaram. Parece que a cidade se torna num lugar novo e diferente.As inaugurações de espaços de arte ou de galerias também são cativantes. Vemos, mas também nos damos a ver. Há, também, a privacidade dos ateliers de artistas, individuais ou coletivos, localizados nos bairros do Bonfim, zona oriental, e nas Fontaínhas.Este percurso orientado por Irina Pereira será bem diferente dos Exodus habituais, preparem-se!Lotação limitada.
Inscrições para o email: galeriamunicipal@agoraporto.pt
Ponto de encontro a definir brevemente.
Duração: 20h30-22h30
Irina Pereira é artista e designer gráfica, trabalhando maioritariamente como criadora de imagens. A sua prática explora também a edição, a criação, a direção de arte, e a programação, constantemente em processos de colaboração. Faz parte da Pedreira, um espaço, plataforma e coletivo artístico que coloca em sinergia diferentes visões e energias, criando experiências imersivas que questionam a realidade e a individualidade através de utopias e ficções paralelas. Fez parte da Oficina Arara, um laboratório sónico-visual ligado à serigrafia e reprodução de múltiplos. Enquanto designer tem vindo a colaborar com várias instituições e artistas, com foco na área da cultura, em explorações de imagem com recurso à tipografia e ao desenho. Em 2020 iniciou o projeto de publicações e assembleias Goodbye Issues. Faz parte da Biblioteca Prática, um projeto que pretende (re)pensar o livro – com desdobramento em momentos expositivos, de discussão e de partilha.
Imagem: Inês Cardoso Ribeiro -
Sábado, 4 de novembro, às 16 horas
Dueto: Ba-Du-Ba, workshop com Maria Paz
Será que quando dizes Ba-Du-Ba, o teu corpo mexe? E se sussurrares, o teu corpo enrola?Maria Paz inventou as Monstras, figuras em alumínio e de corpo articulado, que estão penduradas nos janelões da Galeria.No sábado, enquanto algumas pessoas fazem a visita à exposição Dueto, vamos estar com a artista a construir uma Monstra gigante.
Terá muitos braços? Ou então, muitas garras? No final vamos ver… será que quando gritamos BA-DU-BA, ela vai dançar?Destinado a crianças entre 4 e 10 anos, acompanhadas por um adulto.
Inscrições no workshop a abrir futuramente.
Imagem: Óscar Almeida -
Sábado, 4 de novembro, às 16 horas
Dueto: Visita guiada à exposição
A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.Entrada gratuita. -
Sábado, 11 de novembro às 15h00
Percurso Exodus com Claire Sivier
A artista, investigadora social e mediadora Claire Sivier irá guiar-nos numa viagem para explorar espaços no Porto que se situam na intersecção entre comunidade, arte e ativismo. Este passeio interativo vai juntar-nos para explorar diferentes narrativas artísticas fora dos circuitos das galerias. Juntem-se a nós para olhar a cidade e a sua oferta artística através do olhar destas intersecções.Ponto de encontro a definir brevemente.Imagem: Tiago Dias Santos
Claire Sivier (ela/dela) é investigadora negra-britânica, produtora cultural, que trabalha e vive no Porto. Nos últimos 12 anos, o seu trabalho é desenvolvido com e para artistas, jovens e pessoas de comunidades marginalizadas, para além de organizar uma variedade de festivais e programas culturais em diferentes países. Em 2020, Claire concluiu o mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde desenvolveu uma metodologia de arte ambulante, explorando as experiências vividas por artistas negras da diáspora no Porto. Desde então, fundou a Caminhada de Mulheres Negras (2021). Integra o InterStruct Collective.
-
Domingo, 19 de novembro, às 18h00
João Grilo + Suzana
João Grilo é artista sonoro, performer, compositor e letrista. Interessado nas linguagens do absurdo e do espanto, procura reivindicar um tempo em extinção para a contemplação. Cocriador do projeto "HVIT" com o videasta Miguel C Tavares e compositor da ópera de câmara do libreto "Pequena História de um Povo com Memória" para o Quarteto Contratempus, tem vindo a trabalhar na criação de sonoplastia para teatro e dança. A sua vasta lista de colaborações musicais inclui nomes como Susana Santos Silva, Pedro Melo Alves, Jeff Williams, João Hasselberg, Jo David Meyer, Mynda Guevara, DJ Firmeza, Joana Castro e Hery Paz.+Suzana Francês desde cedo revelou um interesse pela música. Aos três anos começou a tocar violino na Escola Metropolitana de Lisboa e pertenceu à orquestra “Violinhos”, onde deu o seu primeiro concerto aos quatro anos, no Centro Cultural de Belém. Após os estudos em música clássica, Suzana tem vindo a abraçar diferentes estilos e projetos musicais, como foi o caso de “Meia Riba Kalxa”, de Tristany, no qual fez parte enquanto violinista e vocalista, tendo estado em digressão nacional e internacional durante três anos. Tem vindo a apresentar o seu projeto a solo, com composições originais em violino, acompanhada por Ariyouok na sua loopstation e Célio na guitarra.Local:
Túnel
Rua de Justino Teixeira 601, Porto
Lotação limitada.
É obrigatório o uso de coleira ou peitoral por todos os cães e gatos que circulem na via ou lugar públicos. Para mais informações, acessar a legislação em vigor. -
09.12.2023 – 10.03.2024
Norte Silvestre e Agreste
Quais são os padrões meteorológicos, os mitos e histórias, os ritmos, cores e formas, os habitantes humanos e não-humanos que constituem o Noroeste Ibérico na sua realidade e ficção?Querendo saber sobre os rituais e modos expressivos de pessoas, animais, plantas, elementos e minerais, fomos em busca das raízes, terminações e tentáculos do Noroeste Ibérico, tentando encontrar, conhecer e permanecer nos locais onde estes poderiam residir. Ao fazê-lo, consideramos o passado, mas acima de tudo enfrentamos o presente-futuro desses espaços concretos e imaginados entre mares, bosques e assentamentos. Norte Silvestre e Agreste é uma exposição que percorre caminhos e linhas de intensidade, forças centrífugas que nos levam para além do Porto, rumo àquelas supostas margens onde as permutas eclodem para descobrir e partilhar as referências, histórias, palavras e ligações a esses lugares com um longo passado e um futuro ainda mais longo. Curadoria de Filipa Ramos e Juan Luis Toboso.Curadoria de Filipa Ramos e Juan Luis Toboso. -
Visitas-Pavão aos Jardins
Visitas-Pavão aos Jardins
Para participar nas Visitas-Pavão podem inscrever-se todas as turmas interessadas, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.Quartas, quintas e sextas-feiras, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.
Duração: 90 min. -
Exodus para escolas
Para participar no Exodus podem inscrever-se todas as turmas interessadas, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.Todos os percursos são realizados a pé.Local de encontro a definir.
Quinta e sexta, 10-13h e 14-18h. Duração: 120min