Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Gineceu+Estigma
Com raízes nos Jardins do Palácio de Cristal, Gineceu+Estigma aborda o fantástico mundo da botânica, cruzando pensamento científico, artístico, filosófico, espiritual e ecológico com abordagens em que os saberes académicos, artísticos e empíricos se cruzam e complementam.
 
Gineceu+Estigma propõe conversas, workshops e percursos interpretativos do jardim realizados por educadores, investigadores e artistas convidados. 
galeria

20, 21, 22 e 23 de julho

Workshop INTO THE WILD – Um guia para os corpos e a cidade que eles criam, com María Auxiliadora Gálvez

O fluxo de dados que atravessa os nossos corpos é maior do que a nossa consciência consegue processar. As palavras não são o principal meio de comunicação quando estamos na natureza. Em vez disso, os nossos corpos aprendem a reagir ao ambiente, tornando-se mais conscientes de uma ecologia do sensual, prestando atenção ao que está em contato com a nossa pele.  
 
Os nossos sistemas de cognição não-consciente estabelecem um fluxo contínuo de trocas e reações com o ambiente e com os nossos companheiros cognoscentes, como os animais e as plantas. Os marcadores e processos somáticos podem revelar uma consciência corporal alternativa e as imagens corporais que lhes estão associadas, capazes de alterar a nossa perceção, mas também o significado que damos às nossas experiências. O resultado é uma reformulação das fronteiras e da definição de corpos e ambientes. A natureza selvagem emerge neste workshop a partir de uma perspetiva diferente sobre os nossos corpos urbanos, e estes corpos constroem uma outra cidade.  
 
O workshop atuará em três fases que serão desenvolvidas nos Jardins do Palácio Cristal e nos seus arredores, onde se situa a Galeria: Jardim Noturno, Corpo de Animal e Corpos em (E)Fusão

No contexto deste projeto, Maria Auxiliadora Gálvez apresentará ainda uma artist talk, com data a anunciar em breve.
Este workshop é gratuito e destinado a estudantes ou profissionais cuja prática se foque no território de intersecção entre corpo e arte, espaço, arquitectura ou política, mas também, de um modo mais geral, se debruçe sobre ambientes socioculturais ou ecológicos.
 
OPEN CALL
Para participar, deverá ser submetida uma manifestação de interesse a partir dos temas acima mencionados, seguindo um dos seguintes formatos:
- Texto (máx. 300 palavras);
- Uma imagem (máx. 5 mb); 
- Um vídeo (máx. 20 seg.); 
- Um desenho (máx. 5 mb).
As candidaturas deverão ser enviadas para o email galeriamunicipal@agoraporto.pt e a data limite de submissão é 2 de julho.

O workshop decorrerá em espanhol e inglês.
A participação implica a frequência em todas as sessões do workshop:
- 20, Qui. das 17h00 às 19h00
- 21, Sex. das 17h00 às 00h00
- 22, Sáb. das 10h00 às 18h00
- 23, Dom. das 10h00 às 18h00
 
María Auxiliadora Gálvez é Doutora em Arquitectura, Paisagista, Professora do método Feldenkrais e Professora da USP-CEU em Madrid. Desde 2016, dirige a "Plataforma de Somatica para Arquitectura e Paisagem" (PSAAP) e o seu laboratório associado (LSAAP). Tem sido distinguida em concursos nacionais e internacionais de urbanismo e arquitectura, destacando-se as VI, VII e IX edições do EUROPAN. A sua obra tem sido publicada e exposta internacionalmente, destacando-se a sua presença na 8ª e 16ª Bienal de Arquitectura de Veneza. Como investigadora, foi co-directora de "We Are All able Bodies. From Sensory Deprivation to Sensory Augmentation" (2018) e é autora dos livros: "Espacio Somático. Cuerpos Múltiples" (2019) e "Descampados. Caminar los paisajes revolucionarios en la ciudad somática" (2022).  
Atualmente, trabalha em paisagem, arte e arquitetura a partir de um ponto de vista incorporado, explorando as possibilidades da "Arquitectura Somática". É membro da "International Ambiances Network" (França); faz parte do diretório de investigação do "Centre for Sensory Studies" (Canadá) e participa no projeto internacional Blue Sky Research for the Arts "Navigating Dizziness Together" com sede em Viena.

Assine a nossa newsletter