Gineceu+Estigma
Com raízes nos Jardins do Palácio de Cristal, Gineceu+Estigma aborda o fantástico mundo da botânica, cruzando pensamento científico, artístico, filosófico, espiritual e ecológico com abordagens em que os saberes académicos, artísticos e empíricos se cruzam e complementam.
Gineceu+Estigma propõe conversas, workshops e percursos interpretativos do jardim realizados por educadores, investigadores e artistas convidados.

20, 21, 22 e 23 de julho
Workshop INTO THE WILD – Um guia para os corpos e a cidade que eles criam, com María Auxiliadora Gálvez
O fluxo de dados que atravessa os nossos corpos é maior do que a nossa consciência consegue processar. As palavras não são o principal meio de comunicação quando estamos na natureza. Em vez disso, os nossos corpos aprendem a reagir ao ambiente, tornando-se mais conscientes de uma ecologia do sensual, prestando atenção ao que está em contato com a nossa pele.
Os nossos sistemas de cognição não-consciente estabelecem um fluxo contínuo de trocas e reações com o ambiente e com os nossos companheiros cognoscentes, como os animais e as plantas. Os marcadores e processos somáticos podem revelar uma consciência corporal alternativa e as imagens corporais que lhes estão associadas, capazes de alterar a nossa perceção, mas também o significado que damos às nossas experiências. O resultado é uma reformulação das fronteiras e da definição de corpos e ambientes. A natureza selvagem emerge neste workshop a partir de uma perspetiva diferente sobre os nossos corpos urbanos, e estes corpos constroem uma outra cidade.
O workshop atuará em três fases que serão desenvolvidas nos Jardins do Palácio Cristal e nos seus arredores, onde se situa a Galeria: Jardim Noturno, Corpo de Animal e Corpos em (E)Fusão.
No contexto deste projeto, Maria Auxiliadora Gálvez apresentará ainda uma artist talk, com data a anunciar em breve.
No contexto deste projeto, Maria Auxiliadora Gálvez apresentará ainda uma artist talk, com data a anunciar em breve.