Galeria Municipal do PortoGaleria Municipal do Porto

Programas
Das Exposições
A Galeria Municipal do Porto propõe a mediação de encontros informais entre públicos ao consolidar um conjunto de iniciativas desenvolvidas em colaboração com artistas e curadores no contexto das exposições. Com uma nova estrutura que tem como base três tipologias de ações públicas gratuitas – Visitas, Conversas e Performances –, os programas partem das especificidades e potencialidades de cada exposição, podendo incluir também concertos, cinema e outras atividades.

14 de novembro, sábado, 16h00

PRÉMIO PAULO CUNHA E SILVA – 2.ª EDIÇÃO: Conversa com Margarida Mendes e artista vencedor

No dia 24 de outubro, sábado, a Galeria Municipal do Porto dinamiza uma conversa com Margarida Mendes, membro do júri da 2.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, e com o/a artista vencedor/a.
Atividade integrada na exposição Prémio Paulo Cunha e Silva – 2.ª edição

Entrada livre 
Auditório da Biblioteca Almeida Garrett

17.02.2018 - sáb - 17.00h entrada livre

A ARTE DE COLECIONAR - Conversa com António Cachola, Pedro Álvares Ribeiro e Paulo Pimenta

Entre a finitude e a acumulação, a memória e a utilidade, a prática do colecionismo desenvolve-se em torno da possibilidade de uma relação entre o presente e o futuro.
Num encontro a três vozes incontornáveis do colecionismo em Portugal desvelamos o gosto e a reflexão fundamentais ao ato de colecionar.

 

16.03.2018 - sex - 21.30h entrada livre

Inauguração da Exposição "Germinal - O núcleo Cabrita Reis na Coleção de Arte Fundação EDP"

INAUGURAÇÃO:

Na sequência da aquisição da Coleção Cabrita Reis pela Fundação EDP em 2015, a Galeria Municipal do Porto, em colaboração com o Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT), apresenta agora a maior exposição alguma vez realizada a partir deste espólio. Germinal debruçar‑se‑á sobre um vasto e significativo conjunto de obras, adquiridas pelo artista ao longo dos últimos quase trinta anos, com especial incidência sobre os momentos iniciais ou originários das carreiras de artistas nacionais cujos percursos têm vindo a afirmar‑se ao longo do tempo. Com uma ampla e sólida representação da chamada ‘geração de 90’ e, também, com a presença de artistas de gerações anteriores e posteriores, pretende‑se trazer a público um conjunto de obras marcantes, revelando o olhar de um colecionador atento e amplamente vinculado ao apoio a artistas e às práticas experimentais, sinónimo de cosmopolitismo, vanguarda e compromisso com o futuro.
 

17.03.2018 - sáb - 17.00h Foyer do Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett Entrada livre

Lançamento do Catálogo da Exposição

No próximo sábado será realizado o lançamento do catálogo da exposição “Quatro Elementos”, com a presença dos curadores Ana Luísa Amaral, Eduarda Neves, Pedro Faro e Nuno Faria. A exposição, que decorreu na Galeria Municipal do Porto de 1 de setembro a 12 de novembro de 2017, foi estruturada a partir da ideia cosmogónica dos Elementos Naturais, que inspirou pensadores de várias eras e continua a influenciar a prática artística nos seus diversos territórios, nomeadamente no das artes visuais.

O catálogo integra documentação relativa aos quatro projetos curatoriais que formaram a exposição e inclui um conjunto de ensaios que permite uma leitura alargada sobre assuntos indagados pelas obras dos artistas que os quatro curadores decidiram apresentar.
 

27 abril, sexta-feira, 17h00

AULA ABERTA com Vasco Araújo

 Destinatários: Escolas de arte, universidades e público em geral

Entrada gratuita com inscrição prévia através 226081063 ou galeriamunicipal@cm-porto.pt

© Ricardo Castelo / Fundação EDP
 

28 abril, sábado, 16h00 Com Ana Anacleto (curadora) Seguida de conversa com Francisco Queirós, Paulo Mendes e Sílvia Hestnes Ferreira

VISITA COMENTADA

Entrada livre

© Ricardo Castelo / Fundação EDP
 

28 abril, sábado, 21h30 Capela de Carlos Alberto

PERFORMANCE: António Olaio & João Taborda

Passados 22 anos do primeiro concerto, António Olaio & João Taborda, em canções como "20 years in a plane", "Foggy days in old Manhattan", “Blaupunkt Blues”, “Red rainbows”, ou “La Prospettiva”, percorrem temas dos seus primeiros álbuns e apresentam temas inéditos. Entre o universo da música e o das artes plásticas, tudo é simultaneamente estranho e familiar.

Entrada livre
 

19 maio, sábado, 15h00 Com Ana Anacleto (Curadora) e Pedro Cabrita Reis

LANÇAMENTO DE CATÁLOGO E CONVERSA

Entrada livre

© Ricardo Castelo / Fundação EDP
 

09.06.2018 - sáb - 18h00 entrada livre

Inauguração da exposição 'Prémio Paulo Cunha e Silva'

O Prémio de Arte Paulo Cunha e Silva foi criado em 2015 pela Câmara Municipal do Porto como homenagem ao antigo vereador da cultura Paulo Cunha e Silva, direcionando‑se a artistas nacionais e internacionais com menos de 40 anos que não tenham tido mais do que uma exposição individual numa instituição, ou espaço de arte, de relevo a nível internacional. O júri da primeira edição – composto por João Laia, Vicente Todolí, Meg Stuart e Julião Sarmento – analisou os portefólios de 47 artistas selecionados por um conjunto de 16 curadores indicados pelos quatro jurados. A Galeria Municipal apresenta uma exposição com obras dos seis finalistas da primeira edição do Prémio – Christine Sun Kim, Jonathas de Andrade, June Crespo, Mariana Caló e Francisco Queimadela, Naufus Ramírez Figueroa, Olga Balema.
 

30 de junho, sábado, 22h30

DJ Set GAM (Pedro Abrantes e Valdemar Pereira)

 
 

06 de julho, sexta-feira, 22h

Programa de filmes de Steina e Woody Vasulka

Apresentado por Margarida Mendes

Esta sessão apresenta os filmes Golden Voyage (1973), Solo for 3 (1974), Reminiscence (1974), Soundgated Images (1974), e Noisefields (1974), de Steina e Woody Vasulka, que introduzem a fase seminal de experiências tecnológicas onde o duo explora o espaço ilusório e materialidade do vídeo, através do processamento intercalado de imagens analógicas, da manipulação do sinal eletrónico e do interface sonoro. Paisagens que aludem ao psicadelismo de Magritte, campos de ondas sonoras, oceanos noise e interferências cinescópicas. Os Vasulkas são pioneiros na exploração artística do vídeo, trabalhando em conjunto desde 1960, com um percurso amplo que se estende da República Checa aos Estados Unidos.
 

07 de julho, sábado, 17h

Visita Guiada com Carla Filipe

 
 

07 de julho, sábado, 22h

Performance de Lydia Lunch

DUST AND SHADOWS
Performance de Lydia Lunch ilustrada por uma evocativa apresentação multimédia que utiliza imagens captadas e remisturadas por Elise Passavant. Ambientes sonoros psicadélicos reforçam a musicalidade dinâmica da poesia lírica e da voz hipnotizante de Lydia Lunch. ‘Dust and Shadows’ combina de forma única texturas, imagens e sons sobrenaturais que lidam com temas como a perda, raiva, vingança e sobrevivência através de imagens assombrosas de inúmeras cidades fantasma espalhadas pelo deserto espanhol.
 

'Frankenstein, or the 8 bit Prometheus': Low-resolution séance 13 de julho, sexta-feira, 22h

Performance de Riccardo Balli

Através de uma séance de baixa-resolução mediada por links de Game Boy, Riccardo Balli irá evocar nesta sessão o espírito de Giovanni Aldini (1762 – 1834), famoso ressuscitador de defuntos que inspirou a obra ‘Frankenstein: or the Modern Prometheus’. Aldini contará uma versão comprimida da história original de Frankenstein, cruzando a linguagem do livro com elementos de retro-gaming, simplificando a sua narrativa como se de um jogo arcade se tratasse. Aldini era sobrinho de Luigi Galvani, célebre cientista italiano do séc. XVIII, e vivia na Bologna MIDIeval tal como o autor desta performance.
 

14 de julho, sábado, 15h – 21h

Tendency (DJ Set) + Expawn (LIVE)

 
 

21 de julho, sábado, 17h

Aula Aberta com Miguel von Hafe Pérez

 "Nestas encruzilhadas da memória divago frequentemente por uma época muito particular: os finais de 1970. Tudo revolve num magma indistinto onde proletários e intelectuais protagonizam radicais mudanças de paradigma na receção e difusão da música na cultura popular. Vislumbro aqueles personagens a frequentar as discotecas de Brooklyn replicando modos inacessíveis do Studio 54, concretizando o sonho de libertação com as suas companheiras mais roliças, menos sofisticadas e cocainómanas. São os meus disco-punks. A força não é destrutiva e niilista, é revertida em passos de dança que se aprimoram ao fim de semana. Saturday Night Fever e a música dos Bee Gees é o mais envolvente cenário do velho mito de empoderamento do mecânico americano com a sua ética de trabalho única. Staying Alive é o outro lado do espelho com menos pó branco daquela que será uma das primeiras experiências da música de dança que abre portas para o techno e seus derivados: a versão de oito minutos de I Feel Love de Donna Summer produzida por Giorgio Moroder e Pete Bellotte. A revolução sindicalista coreografada com jogos de anca sincronizados dos da febre de sábado à noite distancia-se, assim, do cinismo hedonista dos que conseguiam entrar naquela porta número 254 na rua 54 em Manhattan. Tudo isto em 1977. No outro extremo o punk rebentava com inusitada violência e rapidez. Como uma bomba de disseminação de estilhaços contraditórios, híper-velozes e de penetração garantida. Mas, intuo mais do que fundamento, manipulada por uma intelectualização proeminente que não consigo deixar de apontar (de forma completamente subjetiva e irracional até, volto a sublinhar) a Malcolm McLaren. Estranho, tudo isto.

E no entanto… esta intelectualização da música de energia pura e gestos contraditórios no punk e no pós-punk tem, nos seus protagonistas uma série extensa de atores que vieram, precisamente, do meio artístico. Proletários da imagem ou intelectuais da forma?"

Excerto do texto "Proletários e Intelectuais", escrito por Miguel von Hafe Pérez para a publicação "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã"

21 de julho, sábado, 18h30

Aula Aberta com Pedro Rocha

Natural do Porto e sediado nesta mesma cidade, Pedro Rocha desenvolve atividade na área da curadoria de música e de outras práticas artísticas ligadas ao som desde 1998, e a sua atividade principal tem sido a colaboração com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Para esta aula aberta, a proposta é de uma experiência que coloca a audição coletiva de uma seleção de músicas em simultâneo (paralelo, concorrência ou simbiose) com uma navegação entre ideias, pensamentos e escritos literários que podem ou não relacionar-se direta ou indiretamente com a música ouvida. Sugere-se a aproximação a um dispositivo, ainda que hesitante e especulativo, que coloque em alternância o "disc jockey" com o "text jockey". Enquanto a música tenderá principalmente para a exploração dos universos do minimalismo, da repetição e do processual, os textos poderão aparecer de vários lugares: teoria e crítica musical ou artística, filosofia, testemunhos, sociologia e literatura. O que poderá despontar dos encontros e desencontros, das alianças e fricções, entre a música e as palavras?
 

22 de julho, domingo, 17h

Visita Guiada com Carla Filipe

"Esta exposição é uma tentativa de construir algo sólido. Contrariar a liquidez e construir alguma memória do presente. E que crie ecos, que afirme que podemos agir, fazer, mapear, contribuir para o coletivo, nunca perdendo a singularidade, que é essa a maior riqueza. Neste projeto para a Galeria Municipal existem várias pessoas, várias formas de ver e olhar o Porto, ou a noite."
 Excerto de texto de Carla Filipe na publicação "O ontem morreu hoje, o hoje morre amanhã"

23 de setembro, domingo, 18h00

Concerto com obras de Filipe Pires, Álvaro Salazar e Rui Penha

Concerto com obras de: 

Filipe Pires (1934 - 2015)
"Figurações III", para dois pianos [10']
Henrique Mateus (pf), Gonçalo Oliveira (pf)
Alunos da Academia de Música de Vilar do Paraíso 

Álvaro Salazar (n. 1938)
"Ein Plagiaten", para piano [1']
Elsa Marques Silva (pf)

Rui Penha (n. 1981)
"pendulum", para flauta, clarinete, violino, violoncelo, piano, vídeo e electrónica em tempo real [8']
Gabrielle Silva (fl), João Aires (cl-b), Gaspar Santos (vl), José Tiago Silva (vlc), Rui Penha (pf/dir.)
Com apresentação da obra pelo compositor.
 

19 de outubro, sexta-feira, 17h00

Sessão com Musa paradisiaca

 
 

20 de outubro, sábado, 16h00

Visita Guiada + Sessões

16h Visita Guiada com Musa paradisiaca

18h Sessão com Filipa Ramos

19h Sessão sem António Poppe
Filipa Ramos é uma escritora e editora residente em Londres, onde é Editora Geral da art-agenda. Lecciona no programa de mestrado em Cinema Experimental da Kingston University e no curso MRes Art:Moving Image da Central Saint Martins, ambos em Londres, e trabalha com o Programa de Mestrado do Institut Kunst, em Basileia. Ramos é co-curadora do Vdrome, um programa de divulgação de filmes criados por artistas visuais e realizadores de cinema. Com atenção prioritária aos temas das relações interespécies, os seus escritos e pesquisa têm vindo a ser publicados em revistas e catálogos internacionais. Ramos publicou Animals (Whitechapel Gallery/MIT Press, 2016) e neste momento prepara uma exposição centrada no tema devir animal – devir outro, com inauguraçao marcada para 2019, no Bildmuseet Umeå, Suécia.

António Poppe é poeta e artista visual com formação no Ar.Co, no Royal College of Art em Londres, e na School of the Art Institute de Chicago. Colabora com Musa paradisiaca desde 2014, quando Poppe sonorizou o filme O Êxtase e o Éden da autoria da dupla. Em 2017 realizaram em conjunto a exposição Teatro Máximo, na Quetzal Art Center. É autor de Come coral (Douda Correria, 2017), medicin. (Douda Correria, 2015), Livro da Luz (Documenta, 2012) e Torre de Juan Abad (Assírio & Alvim, 2000).

26 de outubro, sexta-feira, 18h00

Conversa “Do anarquismo musical aos GNR” — Inês Meneses com Alexandre Soares, Rui Reininho e Silvestre Pestana

Fala com Ela

“Do anarquismo musical aos GNR”

Inês Meneses conversa com Alexandre Soares, Rui Reininho e Silvestre Pestana

 

27 de outubro, sábado, 18h30

Sessão de Cinema — “Estudos Incomunicantes”, de Álvaro Salazar

Estreia de Estudos Incomunicantes”, de Álvaro Salazar
Realização de Bruno Nacarato

Produção Atelier de Composição

 

27 de outubro, sábado, 16h00

Visita com os Curadores

Visita com os Curadores
Paulo Vinhas, Hugo Oliveira, Manuel João Neto, Pedro Junqueira Maia, Pedro Tenreiro, Suzana Ralha


 

3 de novembro, sábado, 18h00

Conversa “Da Caos à X. A importância das Rádios Livres” — António da Silva Oliveira, Paulo Vieira de Castro e José Carlos Tinoco

“Da Caos à X. 

A importância das Rádios Livres”

António da Silva Oliveira, Paulo Vieira de Castro, José Carlos Tinoco

 

 

3 de novembro, sábado, 16h00

Visita Guiada com Sofia Lemos

16h Visita Guiada com Sofia Lemos
 

10 de novembro, sábado, 16h00

Visita com os Curadores

Visita com os Curadores
Paulo Vinhas, Hugo Oliveira, Manuel João Neto, Pedro Junqueira Maia, Pedro Tenreiro, Suzana Ralha

 

17 de novembro, sábado, 17h00

Lançamento do Livro + Sessões

17h Lançamento do Livro 

18h Sessão com Fernanda Bernardo

21h Sessão com Isabel Soveral 
Fernanda Bernardo é professora de filosofia contemporânea na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, posicionada na Desconstrução e na intersecção da filosofia com a literatura, a poética, as artes do visível, a ética e a política. Para além de tradutora de Jacques Derrida, de Emmanuel Levinas, de Maurice Blanchot e de Jean-Luc Nancy, é também autora de vários escritos, em revistas e obras colectivas nacionais e internacionais. Membro do Comité Científico de Filosofia do SSHRC - CRSH (Canadá, 2012), Bernardo foi também a Representante de Coimbra-Cidade refúgio (2003-2006) no Réseau International des Villes Refuge afecto ao Parlement International des Écrivains (Strasbourg).

Isabel Soveral estudou no Conservatório Nacional com os compositores Jorge Peixinho e Joly Braga Santos. Em 1988 ingressou na Universidade Estadual de Nova Iorque em Stony Brook, onde estudou sobre a orientação dos compositores Daria Semegen e Bulent Arel. É professora no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e membro do INET-MD como coordenadora do grupo de Composição Teoria e Tecnologia da Música (CTTM). Desde 2014 que é diretora do CIME (Centro de Investigação em Música Electroacústica da UA), tendo criado a plataforma EAW (Electroacoustic Winds). Desde 2008 que é membro da Conselho Científico do Centro de Investigação em Música Portuguesa (CIMP). Ademais de várias partituras publicadas e obras editadas, a sua música tem sido apresentada em Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Hungria, Áustria, Suíça, Suécia, Bulgária, Polónia, Hong Kong, Macau, Argentina, Brasil, Cuba e Estados Unidos.

18 de novembro, domingo , 18h00

Concerto F.R.I.C.S.

F.R.I.C.S. — Fanfarra Recreativa Improvisada Colher de Sopa 

 

 

 

 

12 de janeiro, sábado , 16h00

Visita Guiada com Guilherme Blanc

Visita Guiada com Guilherme Blanc
 

02 de fevereiro, sábado , 16h00

Visita guiada com Filipa Oliveira

 
 

16 de fevereiro, sábado , 16h00

Visita guiada com Filipa Oliveira e Guilherme Blanc

 
 

26 de fevereiro, terça, 12h00

Lançamento de Programação

 
 

06 de abril, sábado, 16h00

ANUÁRIO: Visita guiada com os curadores

Joana Machado
Joaquim Durães
José Maia
Miguel Flor
Rita Castro Neves
 

06 de abril, sábado, 17h00

ANUÁRIO: "Água Forte", um filme de Mónica Baptista

ÁGUA FORTE
Mónica Baptista
2018, PT, 15', M/12
 

18 de maio, sábado, 16h00

ANUÁRIO: Visita guiada com os curadores

Joana Machado
Joaquim Durães
José Maia
Miguel Flor
Rita Castro Neves
 

18 de maio, sábado, 17h00

ASTRAY: Visita guiada com a curadora Sofia Lemos

 
 

18 de maio, sábado, 21h30—01h00

ANUÁRIO: Performances

Garcia da Selva & Mafalda Santos
Metal Locker Acoustics — Xavier Paes
Sereias
DJ Urânio & MC Sissi
 

15 junho, sábado, 17h00

Conversa com ANA KUN e MARIA TRABULO

De certo modo, através da sua intervenção, Ana Kun funciona como uma sombra de Maria Trabulo, fazendo uma cópia imperfeita do seu gesto: Maria Trabulo foi a Teerão e falou com várias pessoas sobre uma coleção de arte que não pôde experienciar em primeira mão; Ana Kun planeia agora uma resposta, lendo descrições das obras de arte dos participantes. Na sua ideia, está a construir este cenário artificial, um pálido reflexo do cenário de Maria Trabulo, num esforço de lhe criar um prelúdio para aliviar o espectador nesta antecâmara que é a escadaria (um espaço que funciona como uma espécie de interregno, que quebra a suspensão de incredulidade e serve para limpar o palato entre as duas exposições). Ímpar! 
Atividade integrada na exposição 'Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente'.

15 de junho, sábado, 18h00

Exibição do filme 'STATUES OF TEHRAN', de BAHMAN KIAROSTAMI

STATUES OF TEHRAN
Documentário, 60'

Statues of Tehran [Estátuas de Teerão] questiona a função dos monumentos na atual Teerão, uma megametrópole pós-moderna e ideologicamente sobrecarregada, acometida pelo esquecimento. A peça retraça o destino de duas importantes esculturas públicas: a primeira, um trabalho pioneiro encomendado pela família real nos anos 1970 de autoria do então mais destacado escultor da modernidade, Bahman Mohassess; a segunda, um tributo à Revolução Islâmica instalada na Praça da Revolução, de Iraj Esskandari. Sob a égide da Revolução, a primeira foi condenada primeiro ao desleixo e finalmente a ser armazenada, enquanto a segunda se tornou uma peça de referência entre a profusão de projetos públicos que celebram a Revolução e a Guerra Irão-Iraque.
Atividade integrada na exposição 'Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente'. 

26 junho, quarta-feira, 19h00

'THE CHAIR REMAINS EMPTY / BUT THE PLACE IS SET' – Performance JEREMIAH DAY

Performance de JEREMIAH DAY,
seguida de conversa com MARIA TRABULO

As performances pessoais e idiossincráticas de Jeremiah Day recorrem a meios como o diaporama ou a tradição do bardo e centram-se no corpo como material de trabalho, um princípio estabelecido pela dança pós-moderna. A performance resulta da investigação do artista sobre o trabalho de Hannah Arendt – particularmente a sua argumentação, largamente ignorada, em defesa da democracia de conselhos, posteriormente elaborada pelo escritor e ativista Fred Dewey – e os diapositivos reproduzem locais cruciais de Istambul e da Nova Inglaterra.
A exposição 'Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente' integra a performance 'THE CHAIR REMAINS EMPTY / BUT THE PLACE IS SET' de JEREMIAH DAY
Programa Público 'De Outros Espaços' 

13 julho, sábado, 18h00

Conversa com DORA GARCÍA e MARIA TRABULO + Leitura 'UMA ASSEMBLEIA NO DESERTO'

Conversa DORA GARCÍA e MARIA TRABULO
Em colaboração com
'Times of Contemporaneity 2 – Decolonizing Culture'
com curadoria de CLAIRE BISHOP e NUNO CRESPO
(Colectivos Pláka)

Dora García, artista espanhola que vive em Barcelona, é sobretudo conhecida pelos seus arquivos, vídeos e performances baseados nas investigações que conduz. García prepara atualmente um filme sobre a influência de Alexandra Kollontai (1872-1952), líder revolucionária russa, no Terceiro Mundo e entre as feministas negras e chicanas.

....

Leitura
'UMA ASSEMBLEIA NO DESERTO'
Três personagens discutem qual o melhor sistema de governo a ser adotado no seu país, após a morte do rei.
Inspirado numa passagem de Heródoto (Histórias, 440 A.C.)
 Atividade integrada na exposição 'Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente'.
galeria

05 outubro, sábado, 18h00

Performance 'In Freundschaft' — KARLHEINZ STOCKHAUSEN, por PEDRO SILVA

© Renato Cruz Santos
 

07 outubro, segunda-feira, 19h30

Performance 'DEATH IS CERTAIN' - EVA MEYER-KELLER

 © Lucas Fester
 

19 outubro, sábado, 21h30

Performance 'in noT' — HARTMANNMUELLER

© Dennis Yenmez
 
galeria

26 outubro, sábado, 16h30

Performance 'In Freundschaft' — KARLHEINZ STOCKHAUSEN, de PEDRO SILVA

© Renato Cruz Santos
 

26 outubro, sábado, 16h00

Visita guiada com os curadores

 
 
galeria

16 novembro, sábado, 16h30

Performance 'In Freundschaft' — KARLHEINZ STOCKHAUSEN, por PEDRO SILVA

© Renato Cruz Santos
 

16 novembro, sábado, 16h00

Visita guiada com os curadores

 
 

8 de dezembro, domingo, 18h00

9Kg de Oxigénio: Conversa com Dan Graham e Pedro de Llano

O artista, escritor e curador norte-americano Dan Graham conversará sobre a sua ampla prática artística com o curador e historiador de arte Pedro de Llano, segundo o qual: “conversar com Dan Graham é uma experiência fascinante e vertiginosa. Os temas e ideias seguem como numa montanha-russa e os seus comentários surpreendem e provocam reflexão. Por vezes é dificil perceber se fala a sério, ou mesmo se o que diz é sarcasmo ou elogio — ou ambos ao mesmo tempo. (…) Estamos ansiosos para voltar à conversa, continuando a aprender com um dos grandes artistas de nosso tempo e saber, por exemplo, o que ele acha do novo prédio projetado por Álvaro Siza na sua cidade ou do último álbum da sua amiga Kim Gordon, entre muitas outras coisas”.
Atividade integrada na exposição 9Kg de Oxigénio

Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

14 de dezembro, sábado, 18h00

Lançamento do livro “Musonautas, Visões & Avarias”

Lançamento do Livro
“Musonautas, Visões & Avarias
1960-2010: 5 décadas de inquietação musical no Porto


Com concertos de:
Volúpia Mundana
+
João Loureiro, Ana Deus e Rui Fernandes reinterpretam temas dos BAN
Entrada livre sujeita a levantamento de bilhete no dia e no local
Teatro Municipal do Porto - Rivoli
Atividade integrada na exposição 9Kg de Oxigénio

Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

Fotografia: 
Miguel Nogueira / CM Porto

23 de janeiro, quinta-feira, 22h00

Depois do Estouro: Sessão de Cinema I

Madalena Fragoso e Margarida Meneses
A Casa e os Cães
PT, 62’, 2019

Marcelo Tavares
Tu. Tu. Tu.
PT, 12’, 2019
Atividade integrada na exposição Depois do Estouro

Sessão programada por:
Madalena Fragoso e Margarida Meneses

Os filmes serão exibidos com legendas em inglês e a sessão contará com a presença dos realizadores

Entrada livre, sujeita à lotação da sala
Cinema Passos Manuel

1 de fevereiro, sábado, 17h00

Depois do Estouro: Visita guiada com Pedro Dourado

 
Atividade integrada na exposição Depois do Estouro

Entrada livre 
Galeria Municipal do Porto 

Fotografia: 
Miguel Nogueira / CM Porto

6 de fevereiro, quinta-feira, 22h00

Depois do Estouro: Sessão de Cinema II

Diogo Baldaia
Miragem Meus Putos
PT, 24’, 2017

Leonor Teles
Balada de um Batráquio
PT, 11’, 2016

José Rito
Will Free
PT, 12’, 2017

Andréia Pires e Leonardo Mouramateus
Vando Vulgo Vedita
BRA, 22’, 2017
Atividade integrada na exposição Depois do Estouro

Sessão programada por:
Diogo Baldaia

Os filmes serão exibidos com legendas em inglês e a sessão contará com a presença dos realizadores

Entrada livre, sujeita à lotação da sala
Cinema Passos Manuel
Atividade integrada na exposição 9Kg de Oxigénio

Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

Fotografia:
Miguel Nogueira / CM Porto

16 de fevereiro, domingo, 18h00

9Kg de Oxigénio: Performance “Carceleras”, de Tomás de Perrate e Pedro G. Romero

O artista Pedro G. Romero convidou o cantor Tomás de Perrate para a performance de encerramento da exposição 9Kg de Oxigénio. O visitante será surpreendido pelas entoações e canções flamencas sobre as memórias da cárcere e saudade pela liberdade, que sairão do interior da obra “La Cheka” para o espaços da galeria.
Atividade integrada na exposição 9Kg de Oxigénio

Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

Fotografia:
Miguel Nogueira / CM Porto 

21 de fevereiro, sexta-feira, 21h30

Lançamento da Programação 2020/2021 com Nástio Mosquito + Odete

“No. One. Gives. A. Mosquito's. Ass. About. Trabalho. De. Preto – Hino de Carne”, 2020
Performance de Nástio Mosquito
com Diogo + Moreno Ácido & B Fachada

Apresentação da Programação 2020/2021

Lançamento da publicação dos Colectivos Pláka “Politics of Survival

ODETE
Dj Set
Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

5 de março, quinta-feira, 21h30

Inauguração Anuário 19 + Performances

21h30 – Inauguração
 
22h00 – “Vernissage”
Performance de Guilherme de Sousa & Pedro Azevedo
 
23h00 – “Pérola is Burning”
Atividade integrada na exposição Anuário 19

Entrada livre
Palácio das Artes – Fundação da Juventude
galeria

11 de setembro, sexta, 18h30

Sessão de autógrafos com Diogo Jesus (Lançamento do livro “APESAR DE NÃO ESTAR, ESTOU MUITO / DJ NOBITA EARLY YEARS 2002”)

Este livro é publicado no âmbito da exposição Diogo Jesus: Apesar de não estar, estou muito, com curadoria de João Ribas, apresentada na Galeria Municipal do Porto, entre 2 de junho e 16 de agosto de 2020. Uma edição da Galeria Municipal do Porto copublicada com a Chili Com Carne.
Entrada livre
Capela Carlos Alberto – Jardins do Palácio de Cristal
galeria

13 de setembro, domingo, 16h00

Waves and Whirlpools: Visita Guiada com Luís Lázaro Matos e Martha Kirszenbaum

No próximo domingo, dia 13 de setembro, pelas 16h00, o artista Luís Lázaro Matos e a curadora Martha Kirszenbaum farão uma visita guiada à exposição Waves and Whirlpools.

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Atividade integrada na exposição Waves and Whirlpools

Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

3 de outubro, sábado, 16h00

Visita guiada às exposições

A GMP realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês, às 16h00.

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Entrada livre
Galeria Municipal do Porto
galeria

24 de outubro, sábado, 16h00

Prémio Paulo Cunha e Silva – 2.ª edição: Conversa com Mariana Caló e Francisco Queimadela

No dia 24 de outubro, sábado, a Galeria Municipal do Porto realizará uma conversa entre Mariana Caló e Francisco Queimadela, os artistas vencedores da 1.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, Guilherme Blanc (Diretor Artístico da Galeria Municipal do Porto) e Luís Silva (Diretor da Kunsthalle Lissabon). Às 16h, no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A participação está sujeita ao levantamento de bilhete gratuito na GMP a partir das 10 horas do dia 24 de outubro, e à lotação do auditório. Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Atividade integrada na exposição Prémio Paulo Cunha e Silva – 2.ª edição

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

7 de novembro, sábado, 16h00 + 17h00

Visitas guiadas às exposições

A GMP realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês. Em novembro, serão realizadas duas visitas, às 16h00 e às 17h00.

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

14 de novembro, sábado, 16h00

Prémio Paulo Cunha e Silva – 2.ª edição: Conversa com Margarida Mendes e o artista vencedor

No dia 14 de novembro, sábado, a Galeria Municipal do Porto propõe uma conversa com Margarida Mendes, membro do júri da 2.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, e com o artista vencedor.

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Atividade integrada na exposição Prémio Paulo Cunha e Silva – 2.ª edição

Entrada livre 
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

15 de novembro, domingo, 18h00

Waves and Whirlpools: Concerto de apresentação do álbum

Sendo a música uma das principais componentes da sua prática, Luís Lázaro Matos inspirou-se nos sete temas do seu mais recente álbum, Waves and Whirlpools, para criar os sete dípticos que constituem a exposição homónima.

O disco – composto e escrito por Luís Lázaro Matos, cantado em conjunto com Diana Policarpo e produzido por Adriano Ferreira Cintra – foi lançado no dia 10 de setembro e será apresentado pela primeira vez ao vivo a 15 de novembro, na Galeria Municipal do Porto.

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Atividade integrada na exposição Waves and Whirlpools

Entrada livre
Galeria Municipal do Porto

6 de novembro

Galeria Municipal do Porto suspende Programas Públicos em novembro

A Galeria Municipal do Porto decidiu suspender temporariamente a realização dos Programas Públicos associados às suas exposições durante o mês de novembro, face à entrada em vigor das atuais medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Deste modo, foram cancelados os dois programas previstos para o mês de novembro: a conversa entre Margarida Mendes e o artista vencedor da 2.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, que se realizaria a 14 de novembro, sábado, às 16h, e o concerto de apresentação do álbum Waves and Whirlpools, de Luís da Riviera, agendado para 15 de novembro, domingo, às 18h30.

As visitas guiadas que a Galeria Municipal do Porto realiza no primeiro sábado de cada mês, às 16h, estão também temporariamente suspensas, devido à limitação de ajuntamentos a cinco pessoas, prevista no conjunto de medidas de confinamento parcial.

A GMP continuará, no entanto, de portas abertas, com as exposições Prémio Paulo Cunha e Silva - 2.ª edição e Waves and Whirlpools, que poderão ser visitadas até 15 de novembro.

A entrada é livre, estando sujeita ao limite máximo de 30 pessoas e demais regras de higiene e segurança atualmente em vigor.
 

11 de novembro

Prémio Paulo Cunha e Silva será distribuído por todos os finalistas

Já são conhecidos os vencedores da 2.ª edição do Prémio Paulo Cunha e Silva, prémio de artes visuais criado pela Câmara Municipal do Porto para artistas com menos de 40 anos que não tenham apresentado mais do que uma exposição individual em espaços de arte internacionalmente reconhecidos. Em reunião no decorrer da exposição homónima, o júri desta edição propôs premiar os seis finalistas – Basir Mahmood, Firenze Lai, Lebohang Kganye, Shaikha Al Mazrou, Song Ta e Steffani Jemison – e repartir o valor monetário de 25.000 euros entre todos eles.

Devido às restrições decorrentes da situação pandémica, o júri, composto por Isabel Lewis, John Akomfrah, Margarida Mendes e Shumon Basar, não teve oportunidade de visitar a exposição apresentada na Galeria Municipal do Porto e avaliar presencialmente a obra dos finalistas por si nomeados. Estas condições excecionais não permitiram igualmente que, antes da abertura da exposição, os seis finalistas pudessem instalar ou acompanhar a montagem das suas obras no espaço expositivo. Deste modo, os jurados consideraram que não foram reunidas as condições ideais para a atribuição do vencedor da segunda edição do prémio, tendo proposto por conseguinte dividir o prémio monetário pelos seis finalistas.

O anúncio dos vencedores é feito, simbolicamente, no dia em que se assinalam cinco anos desde a morte de Paulo Cunha e Silva, médico, crítico de arte, curador de arte e vereador na Câmara Municipal do Porto (2013-2015), que marcou intensamente a cultura em Portugal e ao qual a CMP dedicou este prémio como homenagem.

O júri tinha já analisado os portefólios de 48 artistas, selecionados por um conjunto de 16 curadores por eles indicados, selecionando, por fim, os finalistas agora vencedores. Estes são, nas palavras dos quatro jurados, “vozes – estéticas, éticas, técnicas – que articulam o momento atual, ou pressentem até o que está para vir”.

Basir Mahmood (Paquistão) recorre ao vídeo, ao filme e à fotografia para refletir sobre elementos sociais e históricos enraizados no quotidiano, enquanto Firenze Lai (Hong Kong) tenta expressar, nas suas pinturas e desenhos, estados de perceção expandida. Já a artista Lebohang Kganye (África do Sul) funde personagens fictícias com personagens “reais” para criar histórias, incorporando escultura, instalação e filme. A escultura é também o meio de eleição de Shaikha Al Mazrou (Emirados Árabes Unidos), artista fascinada pela materialidade na arte, que trabalha a cor e a forma para criar arranjos geométricos e abstratos.

Por sua vez, Song Ta (China) procura antagonizar as fronteiras estabelecidas entre definições de arte comercial e institucional com obras que exploram a conduta quotidiana de certos grupos da sociedade, enquanto o trabalho de Steffani Jemison (Estados Unidos da América) aborda a privacidade e a opacidade como estratégias de abstração e de resistência política.

A exposição que reúne as obras dos finalistas, agora vencedores, pode ser visitada até domingo, 15 de novembro, na Galeria Municipal do Porto. No fim de semana, a GMP estará aberta apenas entre as 10h e as 12h30, devido à implementação das novas medidas de recolher obrigatório.

A entrada é livre, estando sujeita ao limite máximo de 30 pessoas e demais regras de higiene e segurança atualmente em vigor.
 

Sábado, 29 de maio às 16h

Anuário 20 / Conversa: Cartografias do Comum – O Lugar do Coletivo na Cidade I

Num exercício atento de reflexão sobre a cidade e as suas múltiplas dinâmicas e manifestações, a equipa curatorial do Anuário 20 convida para duas conversas sobre o título "Cartografias do comum – o lugar do coletivo na cidade", coletivos, iniciativas e movimentos auto-geridos e espontâneos, que durante o ano de 2020 contribuíram para a reconfiguração de um território-comunidade mais inclusivo e plural.
 
Num ano em que solidariedade foi uma das palavras mais repetidas, propomos, nesta reflexão conjunta, pensar a cidade enquanto espaço de ativação e manutenção de práticas quotidianas do cuidar e do curar.
 
CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto
Rua do Duque de Loulé, 202
4000-053 Porto

16h



Com:
Rita Senra 
Coletivo Lab.25
Filó (Cochiló – Associação Cultural Afro-Portuguesa)
Jade Rocha (Rede Popular de Apoio Mútuo: CSA A Gralha, Rosa Imunda, Núcleo Anti-Racista do Porto)

Moderação:
Ana Resende
Andreia Garcia
Melissa Rodrigues
Pedro Augusto
Pedro Magalhães

Todas as atividades são gratuitas, mas pressupõem o levantamento de bilhete a partir de duas horas antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura da evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Sábado, 29 de maio às 19h

Anuário 20 / Concerto de Milteto

Milteto é uma orquestra multidisciplinar impulsionada pelo coletivo portuense Favela Discos.

O concerto insere-se no programa público do projeto "Anuário 20".
 
CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto
Rua do Duque de Loulé, 202
4000-053 Porto

19h

As atividades são gratuitas, mas é necessário o levantamento de bilhete no próprio local, a partir de duas horas antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura do evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Sábado, 12 de junho

Abertura das exposições

A Galeria Municipal do Porto inaugura dois novos projetos expositivos a 12 de junho: Pés de Barro, exposição coletiva com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos, e Wall גדר جدار, de Inés Moldavsky, com curadoria de Guilherme Blanc.
 
Na exposição Pés de Barro apresentam-se diferentes abordagens ao convite das curadoras dirigido a um grupo de artistas para questionar e refletir sobre as diferentes possibilidades da olaria e da cerâmica – tecnologias repletas de história e potência criativa. E se o futuro for uma tecnologia tão antiga e peculiar como o barro? E se o barro for o futuro e o futuro for o barro? Estas são algumas das questões que as curadoras Chus Martínez e Filipa Ramos propuseram aos artistas Neïl Beloufa, Isabel Carvalho, Gabriel Chaile, Pauline Curnier Jardin, Formabesta (Salvador Cidrás & Juan Cidrás), Tamara Henderson, Ana Jotta e Eduardo Navarro, e que agora se apresentam em exposição.
 
Em Wall גדר جدار, a artista argentino-israelita Inés Moldavsky foi convidada a revisitar o seu filme “The Men Behind the Wall” – vencedor do Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, a Berlinale, em 2018 – onde contactou e conversou com homens palestinianos que vivem em Gaza e na Cisjordânia, através de uma aplicação de dating. Na Galeria Municipal do Porto, a artista expande esse cruzamento de fronteiras digitais, políticas, religiosas e de género, para construir vários momentos de conversas e, consequentemente, de análise cultural. A exposição tem curadoria de Guilherme Blanc.
 

Domingo, 20 de junho às 16h

Wall גדר جدار - Visita Guiada com Guilherme Blanc

Guilherme Blanc, curador de "Wall גדר جدار", de Inés Moldavsky, na Galeria Municipal do Porto, fará uma visita guiada à exposição. 

Guilherme Blanc é Diretor Artístico do Batalha - Centro de Cinema. Entre 2018 e 2020 foi diretor do Departamento Arte Contemporânea e Cinema da empresa municipal Ágora, onde dirigiu projetos como a Galeria Municipal do Porto, o Fórum do Futuro e programas discursivos e de apoio à arte contemporâ­nea. Trabalhou ao longo dos anos como curador independente de cinema, colaborando com instituições como Institute of Con­temporary Arts London ou o Barbican Centre. De 2014 a 2018 foi Adjunto do Vereador e do Presidente da Câmara do Porto para a Cultura. Leciona, desde 2017, disciplinas de Cinema em Licenciatura e Mestrado na Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes. 
 
Local:
Galeria Municipal do Porto

Para assistir à visita na Galeria Municipal do Porto, deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento. Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Sábado, 26 de junho às 16h

Anuário 20 / Conversa: Cartografias do Comum – O Lugar do Coletivo na Cidade II

Num exercício atento de reflexão sobre a cidade e as suas múltiplas dinâmicas e manifestações, a equipa curatorial do Anuário 20 convida para duas conversas sobre o título "Cartografias do comum – o lugar do coletivo na cidade", coletivos, iniciativas e movimentos auto-geridos e espontâneos, que durante o ano de 2020 contribuíram para a reconfiguração de um território-comunidade mais inclusivo e plural.
 
Num ano em que solidariedade foi uma das palavras mais repetidas, propomos, nesta reflexão conjunta, pensar a cidade enquanto espaço de ativação e manutenção de práticas quotidianas do cuidar e do curar.
CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto
Rua do Duque de Loulé, 202
4000-053 Porto

16h

Com:
Dori Nigro 
Svenja Tiger
Beatriz Blasi
Verónica Lopes (Projeto: por um Porto que se lembre de Gisberta Salce Júnior; MOP - Marcha do Orgulho do Porto)
Irina Pereira (Oficina Arara)

Moderação:
Ana Resende
Andreia Garcia
Melissa Rodrigues

Todas as atividades são gratuitas, mas pressupõem o levantamento de bilhete a partir de duas horas antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura da evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
galeria

Sábado, 26 de junho às 19h

Anuário 20 / Concerto de Arianna Casellas

 
CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto
Rua do Duque de Loulé, 202
4000-053 Porto

19h

As atividades são gratuitas, mas é necessário o levantamento de bilhete no próprio local, a partir de duas horas antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura do evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

3 de julho, das 16h às 17h

Visitas guiadas às exposições

A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.
Entrada livre

Das 16 às 17 horas

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
galeria

Sábado, 10 de julho às 19h

Anuário 20 / Performance de Kiluanji Kia Henda: Resetting Bird's Memories

Kiluanji Kia Henda (Luanda, Angola, 1979) – um dos mais relevantes artistas e ativistas no panorama da arte contemporânea – apresenta a performance “Resetting Bird’s Memories”. Aqui se conta a história da Praça Kinaxi, em Luanda, através do corpo das atrizes Zia Soares e Odete Mosso que a trazem à vida e, através delas, se representa o passado violento daquele local, dos seus governantes e dos seus monumentos. Uma performance que convida à reflexão do mundo em mudança, à visão nostálgica daquela época e à relação pré-colonial.


Círculo Católico de Operários do Porto

Com a participação de Zia Soares e Odete Mosso.



As atividades são gratuitas, mas é necessário o levantamento de bilhete no próprio local, a partir de duas horas antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura do evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
galeria

Sábado, 10 de julho às 21h

Anuário 20 / DJ Set de Sound Preta

O projeto musical Sound Preta, composto por DJ Clita, DJ Patisol e LOLA, apresentará um DJ-Set, parte do programa público do projeto "Anuário 20". 

CCOP - Círculo Católico de Operários do Porto
Rua do Duque de Loulé, 202
4000-053 Porto

21h

As atividades são gratuitas, mas é necessário o levantamento de bilhete no próprio local, a partir de duas horas antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura do evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Créditos da Imagem: Ajé Orum

Vídeo: Jade Rocha 
Iluminação: Luisa L'Abbate 
Styling: Marine Sigaut

7 de agosto, às 16h

Visitas guiadas às exposições

A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.
Entrada livre


Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Domingo, 19 de setembro, às 16h

Fado ou Flamenco - Conversa com Pedro G. Romero. Moderação de Armando Sousa (Fonoteca Municipal do Porto)

O artista Pedro G. Romero vai conversar sobre Fado e Flamenco, dando a escutar uma seleção de discos de vinil a partir do arquivo sonoro da Fonoteca Municipal e de uma lista que integram, para além da sua investigação, a exposição Os novos babilónios: Atravessar a fronteira
Local:
Fonoteca Municipal do Porto
Rua Pinto Bessa, 122, Armazém 12 4300–427 Porto

O evento é gratuito, mas é necessário o levantamento de bilhete no próprio local, a partir de 1 hora antes do seu início, e seguirão as normas de segurança impostas pela DGS à altura do evento. É possível efetuar a reserva de lugar antecipadamente através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.

2 de outubro, às 16h

Visitas guiadas às exposições

A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.
 Entrada livre


Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Sábado, 09 de Outubro, 16h-18h

Pandemic - Performances de António Poppe, José Marrucho e Flávio Rodrigues

A noção de tempo, explorada na exposição de Filipe Marques na GMP, materializa-se também nas quase 10 horas de duração do vídeo “Whatevah you do, don't look me too long in the eyes. Now it’s your turn to cry”, e serve de impulso para a criação de três performances, onde a voz, o corpo e o som serão exploradas, sequencialmente, com autoria de António Poppe, Flávio Rodrigues e José Marrucho.


Flávio Rodrigues, artista multidisciplinar, cruza meios tão distintos como a dança, desenho, performance, som e escultura, entre outros.
José Marrucho é músico e tem trabalhado, para além do jazz, em projectos do universo do Krautrock, Stoner, música electrónica e experimental.
António Poppe é artista visual e tem vindo a explorar o cruzamento entre a poesia, a performance e as artes visuais.
Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
 
Para assistir às performances deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento.
Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Sábado, 16 de Outubro às 16h00

Pandemic - Visita guiada com o artista e curadores

O artista Filipe Marques e os curadores Isabeli Santiago e Juan Luis Toboso farão uma visita guiada à exposição PANDEMIC – I Don’t Know Karate But I know Ka-razor, inaugurada no passado dia 18 de setembro. 
Para para assistir à visita deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento.
Pode reservar o seu lugar antecipadamente através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
galeria

Sexta (18h00-20h00) e sábado (10h00-17h00), 5 e 6 de novembro

Formas Partilhadas – Workshop de Terracota com Formabesta

Workshop de terracota orientado pelo coletivo de artistas Formabesta (Juan e Salvador Cidrás), em parceria com a Ó! Cerâmica.

Com base na ideia de “jogar” e “aprender fazendo”, esta oficina parte de uma série de formas tradicionais em argila para realizar um processo contínuo de transformação em outras formas que surgem da improvisação, do acaso e da ação colaborativa. Como nos lembra Bruno Munari, o que importa é a possibilidade de jogar com inúmeras possibilidades, mudando incessantemente, testando e testando. Só assim, "a mente se torna flexível, o pensamento dinâmico: o indivíduo criativo".

Salvador Cidrás e Vicente Blanco, são artistas plásticos e professores da área de Expressão Plástica da Universidade de Santiago de Compostela na Facultad de Formación de Profesorado de Lugo. Licenciados en Belas Artes pela Universidad de Vigo, doutorados em Humanidades (USC) e Belas Artes (UGR), respectivamente e licenciados em Cerámica pela EASD Ramón Falcón, Lugo, desenvolvem a sua investigação artística em diferentes meios, como o vídeo, desenho, escultura e instalação. A sua obra foi exposta individualmente em diferentes museus de arte contemporânea, como é o caso do Museo Reina Sofia (Madrid), CGAC (Compostela), MUSAC (León), assim como em diversas exposições coletivas.
Inserido no programa público da exposição “Pés de Barro”, com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos.
 
Dirigido a adultos 

Local: Ó Cerâmica (Rua de Adolfo Casais Monteiro 61, 4050-014 Porto)

Para participar no workshop deve inscrever-se previamente. 

A seleção dos participantes será feita por ordem de inscrição, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

O horário e as condições de participação estão sujeitos às normas de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde no período de realização do programa.

Crédito da imagem: Formabesta (Salvador e Juan Cidras)

6 de novembro, às 16h

Visitas guiadas às exposições

A Galeria Municipal do Porto realiza uma visita guiada às exposições no primeiro sábado de cada mês.
 Entrada livre

Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.

Domingo, 21 de novembro, 16h

Programa de encerramento - Os Novos Babilónios: Atravessar a Fronteira

O artista Pedro G. Romero convidou a bailaora afrodescendente Yinka Esi Graves para a performance de encerramento da exposição Novos Babilónios – Atravessar a Fronteira.
A criação The Disappearing Act integra um projeto em curso (em colaboração audiovisual com Miguel Ángel Rosales) e resulta da residência que a artista realizou, em setembro, nos jardins do Palácio de Cristal, tendo por base a Primeira Exposição Colonial Portuguesa.

Em estreita relação com o projeto, Yinka Esi Graves apresentará a performance no local da exposição da Galeria, seguido de uma projeção de filmes co-criados com Miguel Angel Rosales e uma conversa com a artista no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garret. 

No mesmo dia, às 21 horas, no Pequeno Auditório do Teatro Rivoli, será também exibido o filme "Nueve Sevillas", de Pedro G. Romero e Gonzalo García Pelayo, que apresenta um retrato do novo flamenco, em Sevilha, através de nove protagonistas. A sessão resulta de uma colaboração entre a GMP e o festival de cinema Porto/Post/Doc, integrando a Competição Transmission, e contará com a introdução de Pedro G. Romero e Guilherme Blanc, diretor artístico do Batalha Centro de Cinema.
Performance, projeção de filmes e conversa
Local: Galeria Municipal do Porto, Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Hora: 16h
Reserva antecipada de bilhete (gratuito) através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt
 
A conversa decorrerá em inglês.

"Nueve Sevillas", projeção de filme
Local: Porto/Post/Doc Film & Media Festival, pequeno auditório do Teatro Municipal Rivoli
Hora: 21h
Mais informações acerca da compra do bilhete no website do Porto/Post/Doc
 
 
Créditos da imagem: Miguel Angel Rosales

11.12 — 10h-18h

Abertura das exposições

No próximo dia 11 de dezembro, a Galeria Municipal do Porto inaugura dois novos projetos expositivos, — "A Hora Antes do Pôr-do-Sol", da artista Milena Bonilla, com curadoria de Juan Luis Toboso e a exposição coletiva "Erro 417: Expectativa Falhada", com curadoria de Marta Espiridião, que resulta do projeto concursal Expo’98 no Porto. 
Das 10h às 18 horas. 

Entrada livre

Domingo, 23 de janeiro, às 16h

"Erro 417: Expectativa Falhada" - Visita guiada com a curadora

No domingo, dia 23 de janeiro, a curadora Marta Espiridião fará uma visita guiada à exposição coletiva "Erro 417: Expectativa Falhada".
Atividade sujeita a inscrição prévia, através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
Entrada livre

A visita requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos OU certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).
galeria

Revisitar Exposições

The Oracle, por Diana Policarpo

Integrado na exposição “Nets of Hyphae”, de Diana Policarpo, a artista apresenta o vídeo “The Oracle”. A obra faz uma contextualização histórica do ergot, desde a mitologia grega até à Idade Média, pondo em evidência os conhecimentos e as práticas pioneiras de parteiras, curandeiras e agricultoras na medicina tradicional, na farmacologia e na obstetrícia. Através desta obra, a artista estabelece, ainda, ligações entre as lutas das mulheres pela justiça reprodutiva, desde os julgamentos das bruxas de Salém até ao direito ao aborto nos dias de hoje.
 
“O Claviceps purpurea, também conhecido como esporão-do-centeio, cravagem ou ergot, é um fungo parasita que infecta cereais e gramíneas, sobretudo o centeio, destruindo os ovários das plantas. ‘Quando descobri que atacava o sistema reprodutor das plantas, estabeleci logo o paralelismo com o corpo humano e a saúde reprodutiva da mulher’, conta Diana Policarpo. Este fungo tem propriedades alucinogénias e medicinais, tendo sido usado ao longo de várias décadas por curandeiras e parteiras, tanto para realizar abortos como para ajudar as mulheres no pré e no pós-parto. Era, inclusive, uma das plantas utilizadas para fins abortivos por mulheres escravizadas e violadas pelos escravocratas e colonizadores que não queriam dar à luz futuros escravos.” — no Jornal Público, a 12 de janeiro, numa entrevista feita pela jornalista Mariana Duarte.
 
A exposição “Nets of Hyphae”, foi apresentada na GMP entre 2020 e 2021 e contou com a curadoria de Steffanie Hessler e foi coproduzida pela Kunsthall Trondheim.
Revisitamos o arquivo da Galeria Municipal do Porto, trazendo ao presente algumas das obras, projetos expositivos ou momentos integrados nos programas públicos e educativos desde 2016.

Nets of Hyphae 
Diana Policarpo
04.12.2020 - 25.04.2021
 
Curadoria:
Stefanie Hessler
 
Coprodução:
Kunsthall Trondheim

Diana Policarpo
"The Oracle", 2020.
Vídeo, 10’ loop.

Sábado, 5 de fevereiro, às 16h

"A Hora Antes do Pôr-do-Sol" - Visita guiada com a artista e curador

A artista Milena Bonilla e o curador Juan Luis Toboso farão uma visita guiada à exposição "A Hora Antes do Pôr-do-Sol".
A visita será conduzida em espanhol e português.

Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A entrada requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).

Domingo, 6 de fevereiro, às 16h

Projeção de filme e conversa com a artista Milena Bonilla e curador Juan Luis Toboso

O filme "I am Life and Life is Beautiful", apresentado em três capítulos na exposição "A Hora Antes do Pôr-do-Sol", de Milena Bonilla e curadoria de Juan Luis Toboso, será projetado no domingo, seguido de uma conversa entre a artista e curador. 
 
Tendo como base uma conversa entre a artista e a bailarina e herbalista Shelley Etkin a partir do herbário de Rosa Luxemburgo, a obra fílmica percorre os três memoriais que lhe são dedicados em Berlim, com o objetivo de procurar algumas das plantas retratadas nos seus cadernos botânicos, ao mesmo tempo que resgata a memória do seu final violento, cruzando o corpo, a botânica e a história, "numa tentativa de desvendar os tecidos intangíveis do património."
 
"I am Life and Life is Beautiful"
Vídeo HD, cor, 2021
 
- I Eden Hotel – Olof-Palme Platz (em exibição: 11/12/21–16/01/22)
- II Landwehr Canal – Tiergarten (em exibição: 18/01/22–30/01/22)
- III Monument to the socialist – Friedrichsfelde Cemetery (em exibição: 1/02/22–13/02/22)
Local: Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

A conversa será conduzida em espanhol e português.

Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A entrada requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).
galeria

Revisitar Programas públicos

Visita guiada e projeção de filme com Milena Bonilla

O programa público da exposição "A Hora Antes do Pôr-do-Sol" de Milena Bonilla, com curadoria de Juan Luis Toboso, contou com a presença da artista para uma visita guiada à exposição e para a exibição do filme "I am Life and Life is Beautiful", que integrou o projeto expositivo. À projeção seguiu-se uma conversa entre Bonilla e Filipa Ramos. 
6 de fevereiro, 2022
Auditório da Biblioteca Municipald Almeida Garrett

Sábado, 12 de fevereiro, às 15h

Rama e pûera - Passeio pelos jardins com Ellen Lima

Integrado no programa público da exposição "Erro 417: Expectativa Falhada", a poeta e investigadora indígena Ellen Lima propôe um passeio pelos Jardins do Palácio de Cristal. O percurso procurará promover a reflexão sobre temporalidade ancestral e contemporânea, convidando os participantes a pensar a relação da vida com o presente.
Local: Jardins do Palácio de Cristal
 
Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A participação requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).

Sábado, 12 de fevereiro, às 16h

Error 409: Conflict - Conversa com Ellen Lima e Coletivo FACA

"Abrimos o espaço da Galeria aos conflitos que surgem na procura de uma decolonização de espaços artísticos e culturais. Que cuidados e preocupações devem ter as instituições ao lidar com identidades e culturas historicamente depredadas e violentadas? Como se podem pensar os processos de restituição, compensação e revisão histórica, e desmantelar os mecanismos de rasuramento cultural e identitário? Reforçamos a importância e utilidade do conflito nestes movimentos e progressos, constantes negociações desiguais de limites, lugares de fala e expressão - como disse Fanon, apenas o opressor conhece a paz, pois raramente é desafiado. E o diálogo também é campo de batalha." Marta Espiridião

Inserido no programa público da exposição "Erro 417: Expectativa Falhada", acontecerá uma conversa entre a poetisa e investigadora indígena Ellen Lima e o Coletivo FACA. Formado em 2019, o coletivo procura repensar a forma como a cultura em geral, e a arte em particular, integra o debate em torno de questões relacionadas com temáticas LGBTQI+, feminismo, colonialismo, racismo e não-normatividade em espaços museológicos.
Local: Espaço da exposição "Erro 417: Expectativa Falhada".
 
Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A participação requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).

Sábado, 12 de fevereiro, às 18h

ESTOMACUS - Performance de Trypas Corassão

Partindo das metáforas da digestão, a peça debruçar-se-á em torno do sabor e do ruído, do sentimento e do devaneio, colocando em questão quem é predador e presa, quem come e quem é alimento.  
 
Integrado no programa público de "Erro 417: Expectativa Falhada".
Classificação etária: Maiores de 16 anos.

Local: Espaço da exposição "Erro 417: Expectativa Falhada".
 
Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A participação requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).

Sábado, 19 de fevereiro, às 16h

Error 406: Not Acceptable - Conversa com Luan Okun e Hilda de Paulo

Integrada no programa público de "Erro 417: Expectativa Falhada".
Local: Espaço da exposição "Erro 417: Expectativa Falhada".
 
Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A participação requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).

Sábado, 19 de fevereiro, às 18h

O jeito que o corpo dá - Performance de Luan Okun

"Encontraremos diversas formas de nos levantar, de nos movimentar e, assim, mover estruturas condicionadas ao corpo gordo racializado na diáspora. 
Ativar poderes pelo destravar da pélvis, fortalecer a base, balançar o estabelecido.
 
Como é passar pelas desgraças coloniais? E se for rebolando? Como se configura a falha? e quando esse corpo falha? Há perdão? 
Romperemos, não só com os acentos e zíperes, mas com tudo que for posto como limite, como único, como correto. 
Evidenciaremos, de forma cômica ou trágica, as rasteiras que a normatividade nos dá diariamente.
E como se dá o levantar desse corpo? 
E quando esse corpo não se levanta? E se é lento? E se já não caminha da mesma forma? 
 
Compartilharemos tecnologias de sobrevivência, a começar pelo mover do cu. Passando pelo entrar e sair do buraco negro. Onde começa? Onde termina?"
 
Luan Okun  

Integrado no programa público de "Erro 417: Expectativa Falhada".
Classificação etária: Maiores de 16 anos.

Performer: Luan Okun e Joni Ricos 

Art 3d e projeção: Yuna Turva

Créditos da imagem: Bruno Marcitelli

Local: Espaço da exposição "Erro 417: Expectativa Falhada".
 
Para participar deve levantar o bilhete gratuito (máximo 2 por pessoa) até 15 minutos antes do início do evento no balcão da GMP. 
 
Reserva antecipada através do e-mail galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 
A participação requer a apresentação do certificado digital de vacinação ou de recuperação válidos, ou certificado de testagem negativo (teste PCR realizado 72h antes ou teste antigénio realizado 48h antes).
galeria

Revisitar Programas públicos

Erro 417: Conversas, percursos e performances

O programa público da exposição “Erro 417: Expectativa Falhada” foi apresentado em dois momentos, reunindo um conjunto de atividades composta por conversas, percursos e performances. 
O primeiro momento contou com a poetisa e investigadora indígena Ellen Lima, que propôs um passeio pelos Jardins do Palácio de Cristal. Mais tarde, Lima juntou-se à conversa com o Coletivo FACA e Marta Espiridião, curadora do projeto expositivo. No mesmo dia, foi ainda apresentada no espaço de exposição a performance "Estomacus", da dupla Trypas Corassão.
 
No segundo momento do programa foi apresentada uma conversa entre Hilda de Paulo, Luan Okun e Marta Espiridião, intitulada "Error 406: Not Acceptable". Okun apresentou ainda a performance "O jeito que o corpo dá", que contou com a colaboração de Joni Ricos e projeção vídeo de Yuna Turva.
14 e 19 de fevereiro, 2022
galeria

Edições GMP

Galeria Municipal do Porto lança o livro “Máscaras”

Em 2020 a Galeria Municipal do Porto abria a exposição "Máscaras (Masks)". A publicação, coeditada com a Mousse Publishing, está agora disponível para aquisição.
 
O projeto expositivo, que contou com a curadoria de João Laia e Valentinas Klimašauskas, centrou-se no papel das máscaras ao longo da história e materializou-se nas obras de vinte e um artistas. Um artefacto presente na sociedade desde tempos remotos, a máscara tomou as mais variadas formas e papeis: da caricatura à camuflagem, da imitação à maquilhagem social, passando pelo mundo online e offline. Nas palavras dos curadores, a máscara uniu “povos completamente diferentes no tempo e no espaço”.
 
Pensada ainda antes da pandemia, a exposição foi apresentada quando as máscaras se tornaram obrigatórias na entrada dos museus. Passados dois anos, estes objetos continuam ainda presentes na vida quotidiana, conferindo uma simbologia premente e atual à publicação. O projeto editorial, também assumido pelos dois curadores, contou com as contribuições de Guilherme Blanc, Grada Kilomba, Zack Blas e o coletivo Omsk Social Club. Mais do que um catálogo, “Máscaras” é uma extensão do projeto expositivo em formato de livro, prolongando as suas reflexões através de contribuições textuais inéditas e complementares à exposição.
A publicação está disponível para compra no balcão da Galeria Municipal do Porto, ou por correio, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
galeria

Revisitar Exposições

Luchona, por Gabriel Chaile

Integrado na exposição coletiva "Pés de Barro" com curadoria de Chus Martínez e Filipa Ramos, em 2021 na GMP, Gabriel Chaile apresentou uma escultura intitulada "Luchona".
 
"O meu trabalho está ligado a uma predisposição antropológica de compreensão das nossas próprias coisas. Sempre me tomei como objecto de estudo, a nível visual, e muitas coisas surgiram daí. Tomei sempre o que me era mais próximo primeiro, e isso era a vida da classe trabalhadora. Vi aquelas imagens, vi a minha mãe a cozer pão toda a sua vida num forno de barro e o meu pai, pedreiro, a chegar tarde, dormindo pouco, sem descansar, trabalhando muito. Todas as situações de que me aproximo formal, e visualmente, são uma forma de falar sobre aquilo que não acontece na corrente dominante da sociedade e que está lá, relaciona-se com a vida em modos que não são visíveis." Gabriel Chaile
 
Na América Latina, luchona [lutadora] é um nome depreciativo dado a jovens mães solteiras que são consideradas imaturas e irresponsáveis por saírem à noite enquanto criam os seus filhos. A monumental Luchona de Gabriel Chaile presta homenagem a estas mulheres, revelando a sua natureza engenhosa e amorosa.
 
Revisitamos o arquivo da Galeria Municipal do Porto, trazendo ao presente algumas das obras, projetos expositivos ou momentos integrados nos programas públicos e educativos desde 2016.

Pés de Barro
12.06 – 22.08.2021
 
Curadoria:
Chus Martínez
Filipa Ramos
 
Artistas:
Neïl Beloufa
Isabel Carvalho
Gabriel Chaile
Pauline Curnier Jardin
Formabesta (Salvador e Juan Cidrás)
Tamara Henderson
Ana Jotta
Eduardo Navarro



 
Gabriel Chaile
"Luchona", 2021.
Estrutura metálica, barro cru, madeira, terra.
Cortesia do artista e / Courtesy of the artist and Barro, Buenos Aires e, Berlim.
galeria

Revisitar Programas públicos

"Statues of Tehran", de Bahman Kiarostami

Integrado no programa público da exposição "Desertado. Algo que aconteceu pode acontecer novamente", foi apresentado o documentário "Statues of Tehran", do realizador Bahman Kiarostami. 
 
A obra fílmica questiona a função dos monumentos na atual Teerão, uma megametrópole pós-moderna e ideologicamente sobrecarregada, acometida pelo esquecimento. A peça retraça o destino de duas importantes esculturas públicas: a primeira, um trabalho pioneiro encomendado pela família real nos anos 1970 de autoria do então mais destacado escultor da modernidade, Bahman Mohassess; a segunda, um tributo à Revolução Islâmica instalada na Praça da Revolução, de Iraj Esskandari. Sob a égide da Revolução, a primeira foi condenada primeiro ao desleixo e finalmente a ser armazenada, enquanto a segunda se tornou uma peça de referência entre a profusão de projetos públicos que celebram a Revolução e a Guerra Irão-Iraque.
Uma exposição de:
Maria Trabulo
 
Curadoria:
Pieternel Vermoortel
 
Com os artistas:
Abbas Akhavan, Ana Kun, Bahman Kiarostami, Dora García, Flaka Haliti, Jeremiah Day, Loukia Alavanou, Melvin Moti e Pilvi Takala.
galeria

Edições GMP

Galeria Municipal lança publicação “To School Out of School”

“To School Out of School” resulta do curso de reflexão em arte contemporânea homónimo, integrado na segunda edição do programa municipal Colectivos Pláka. 
 
“To School Out of School” foi coordenado por Ana Rocha, produtora, curadora, coreógrafa e performer, e André Sousa, artista e cofundador do projeto artístico "Uma Certa Falta de Coerência" e decorreu em três momentos entre o final de 2018 e o início de 2019. O curso juntou artistas e pensadores nacionais e internacionais na criação de uma oficina temporária de estudos contemporâneos com enfoque em coletivos, ações a solo, estruturas informais ou institucionais que desenvolvem os seus projetos na área da curadoria e do pensamento sobre a Cultura na atualidade.
 
A publicação, co-editada por Ana Rocha e André Sousa, congrega contributos dos curadores, críticos e artistas que participaram no curso: Adrian Heathfield, Benjamin Seroussi, Catarina Saraiva, Fadwa Naamna, Irit Rogoff, Markus Miessen, Olivier Marbeout, Pedro G. Romero e Stephan Dillemuth, juntamente com desenhos de Mauro Cerqueira, e introdução de Guilherme Blanc, Diretor Artístico do Batalha Centro de Cinema, que comissariou a iniciativa e o projeto editorial.
 
Promovido no âmbito da plataforma Pláka, o programa Colectivos Pláka reúne grupos de reflexão e produção de pensamento sobre arte contemporânea e a prática artística, tendo como objetivo central exponenciar as oportunidades de pensamento, aprendizagem, partilha de conhecimento entre artistas e agentes culturais residentes no Porto. 
 
A aquisição pode ser feita através deste website ou no balcão da Galeria Municipal do Porto.
Editora:
Ágora – Cultura e Desporto do Porto, E.M. / Galeria Municipal do Porto
 
Projeto Editorial:
Guilherme Blanc
 
Edição:
Ana Rocha, André Sousa
 
Contributos:
Adrian Heathfield 
Benjamin Seroussi
Catarina Saraiva
Fadwa Naamna
Guilherme Blanc
Irit Rogoff
Markus Miessen
Mauro Cerqueira
Olivier Marbeout
Pedro G. Romero
Stephan Dillemuth
 
Coordenação Editorial:
Tiago Dias dos Santos
 
Design Gráfico:
José Peneda
 
Tradução:
Cláudia Coimbra
Martin Dale
 
Revisão:
Cláudia Gonçalves
Diana Reis
Hernâni Baptista
 
Fotografia:
Renato Cruz Santos
 
Impressão:
Empresa Diário do Porto
 
ISBN: 
978-972-99913-8-7
 
Preço:
10€
galeria

Edições GMP

Galeria Municipal lança 2ª edição de

Depois do sucesso da primeira edição, a Galeria Municipal do Porto volta a publicar o livro "Musonautas, Visões & Avarias: 1960-2010 - 5 Décadas de Inquietação Musical"!
A publicação já está disponível para compra no balcão da Galeria Municipal do Porto, ou por correio, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
 

Sábado, 9 de abril, 22h

9Kg de Oxigénio — Lançamento da publicação

No próximo sábado, pelas 22 horas, acontece o lançamento do livro que resulta da exposição 9kg de Oxigénio, apresentada na GMP em 2019, com curadoria de "Uma Certa Falta de Coerência", um projeto gerido por André Sousa e Mauro Cerqueira.
 
O momento irá ocorrer no espaço de "Uma Certa Falta de Coerência" por ocasião da inauguração da exposição de Babi Badalov, "Darktoevsky", um dos artistas em 9kg de Oxigénio.
 
A publicação conta com contribuições dos 18 artistas participantes e textos inéditos de Guilherme Blanc e Pedro de Llano.
Local:
Uma Certa Falta de Coerência
Rua dos Caldeireiros 77, 4050-140 Porto

O livro conta com as contribuições de:
Guilherme Blanc, Uma Certa Falta de Coerência (André Sousa e Mauro Cerqueira), Pedro de Llano Leira, Babi Badalov, Daniel Barroca, António Bolota, Camilo Castelo Branco, Merlin Carpenter, Rolando Castellón, June Crespo, Luisa Cunha e Fernando J. Ribeiro, Stephan Dillemuth, Loretta Fahrenholz, Pedro G. Romero, Dan Graham, Alisa Heil, Mike Kelley, Ruchama Noorda, Silvestre Pestana, Josephine Pryde, Angel Calvo Ulloa, Xoan Torres.

Assine a nossa newsletter