PING!
Exodus 2021
Exodus 2021
O programa Exodus pretende fazer um reconhecimento do tecido artístico local através de visitas guiadas a galerias, espaços de exposição e estúdios de artistas na cidade do Porto.
Os percursos Exodus para todos, programados mensalmente para o público em geral, são desenhados e orientados por especialistas com experiência em crítica, mercado e coleções de arte contemporânea, na curadoria e na produção de exposições.
O Exodus para escolas, direcionado a alunos do ensino secundário e superior, integra três roteiros exploratórios da cena cultural da cidade do Porto. Cada percurso é antecedido por uma sessão de enquadramento, que se desenrola em contexto de sala de aula.
Todos os percursos são realizados a pé. Local de encontro a definir.
15.06
Percursos para Escolas
ping! — Programa de Incursão à Galeria / Ensino Secundário e Superior
Oriente–Campanhã
Sessão I: 50 min. — Espaço escolar
Sessão II: 120 min. — Realização do percurso
Boavista–Baixa
Sessão I: 50 min. — Espaço escolar
Sessão II: 120 min. — Realização do percurso
Baixa–Rio Douro
Sessão I: 50 min. — Espaço escolar
Sessão II: 120 min. — Realização do percurso

Sábado, 26 de Junho, das 16 às 19h
Percurso com Vera Carmo, Boavista–Baixa
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Exodus / Exodus para Todos
Investigadora e curadora independente, Vera Carmo licenciou‑se em Escultura e concluiu o mestrado em Estudos Museológicos e Curadoriaispela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Frequenta, atualmente, o programa de doutoramento em Artes Plásticas na mesma instituição. Docente no Instituto Universitário da Maia, é ainda colaboradora da plataforma CineVideoArte — Catálogo de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses e coeditora da fanzine MOLA, dedicada aos espaços independentes da cidade do Porto. É membro fundador da associação Rampa.

Sábado, 25 de setembro, das 16 às 19h
Percurso com Maura Marvão, Baixa–Rio Douro
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Exodus / Exodus para Todos
Licenciada em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, Maura Marvão concluiu o mestrado em Arts Administration pela New York University (EUA). Trabalhou nas Nações Unidas e no New Museum of Contemporary Art (EUA), foi presidente da Associação de Difusão Internacional de Arte Contemporânea e lecionou a disciplina de Marketing Cultural em várias instituições, entre elas na Escola das Artes — Universidade Católica Portuguesa. Atualmente, é a representante em Portugal e Espanha da leiloeira Phillips, membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude (Pelouro da Cultura), e fundadora e presidente do núcleo português do National Museum for Women in the Arts de Washington.

Sábado, 2 de outubro, das 16h às 19h
Percurso com Francisco Babo, Oriente–Campanhã
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Exodus / Exodus para Todos
Licenciado em Pintura e Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Francisco Babo desenvolve, em conjunto com José Oliveira, programação no Café CCOP, através da dupla Leosandro Vincitelli. É editor da revista Pánčho e fundador da banda Kã e do projeto Sashimi Fishmonger. Recentemente, esteve envolvido na performance do grupo Windhund no evento MIDL#03 (Independent Resource Location, Portugal, 2019), na performance e exposição Monsieur Mercure (Home alonE, França, 2019) com Svenja Tiger, na exposição Xau Aí (Galeria do Sol, Portugal, 2018), e na apresentação do Cabaré Brutal, em dueto com Svenja Tiger (Auditório CCOP, Portugal, 2019–2020).

Sábado, 23 de outubro, das 16h às 19h
Percurso com Fátima Lambert, Boavista–Baixa
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Exodus / Exodus para Todos
O novo percurso Exodus, parte do ping! - Programa de Incursão à Galeria, será proposto por Fátima Lambert. A curadora e crítica de arte apresentará um passeio que se iniciará pelos jardins do Palácio de Cristal com enfoque nas esculturas presentes e que fizeram parte do “Simpósio Internacional de Escultura em Pedra - Porto 85”, continuando depois com uma visita guiada às galerias Quadrado Azul e Pedro Oliveira.
Curadora independente, crítica de arte e organizadora de eventos científicos e culturais privilegiando o eixo Brasil–Portugal, Fátima Lambert é doutorada em Filosofia Moderna e Contemporânea — Estética pela Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa. Leciona Estética e Educação na Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, onde coordena a linha de investigação Cultura, Artes e Educação do inED — Centro de Investigação e Inovação em Educação, a licenciatura de Gestão do Património e o mestrado Património, Artes e Turismo Cultural. Integra várias comissões científicas de revistas internacionais. É autora de monografias e livros, publicando regularmente em revistas científicas.

Sábado, 13 de novembro, das 16h às 19h
Percurso com Felícia Teixeira, Oriente–Campanhã
ping! — Programa de Incursão à Galeria
Exodus / Exodus para Todos
Neste roteiro Exodus, a artista visual Felícia Teixeira irá propor uma visita por diferentes espaços de criação e mostra artísticas da área, mantendo a premissa de aproximação do público aos lugares e agentes culturais da cidade.
Neste novo percurso 'Oriente-Campanhã', os participantes terão a oportunidade de conhecer o atelier coletivo Campanice, o Atelier Logicofobista e o espaço Hotelier.
Felícia Teixeira trabalha desde 2011 enquanto artista plástica, em dupla com João Brojo, integrando exposições nacionais e internacionais, em espaços como a Galeria Graça Brandão, os Maus Hábitos, o Espaço Mira (Portugal) e a New Jorg (Áustria). Em 2014, concluiu o mestrado em Práticas Artísticas Contemporâneas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Em paralelo, desenvolve trabalho em produção cultural tendo já colaborado com a Fundação de Serralves, a Câmara Municipal do Porto, os Maus Hábitos, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, a Casa da Animação, a UPTEC e os Municípios de Vila Real e do Fundão.

31.12
PING! - Exodus para escolas
O Exodus, parte do ping - Programa de Incursão à Galeria - pretende fazer um reconhecimento do tecido artístico local através de visitas guiadas a galerias, espaços de exposição e estúdios de artistas na cidade do Porto.
O programa divide-se em duas categorias, o Exodus para todos e o Exodus para escolas, este último direcionado a alunos do ensino secundário e superior, integra três roteiros exploratórios da cena cultural da cidade do Porto. Cada percurso é antecedido por uma sessão de enquadramento, que se desenrola em contexto de sala de aula.